16 Jun 2010

O Instituto Agronômico do Paraná – Iapar – e a Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná (Atimop) realizam no próximo dia 23, o 8.º dia de Campo da Mandioca, no distrito de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon (Oeste do Estado). A atividade está prevista para começar às 12h30 no Campo Experimental da Mandioca Iapar/Atimop.

Serão apresentados resultados dos experimentos, com informações técnicas e atualizadas para o cultivo da mandioca, sobre produtividade, variedades e instruções de adubação, experimentações, a prática do plantio direto, pragas e controle e técnicas para melhorar a eficiência dos herbicidas.

O pesquisador do Iapar Mario Takahachi, da unidade de Paranavaí, vai falar sobre os fatores que afetam a produtividade da mandioca. Ele trabalha com cerca de 4 mil cruzamentos para desenvolver uma nova variedade mais resistente a doenças e com maior produtividade e bom teor de cozimento.

Para apresentar os resultados de pesquisa, experimentações e a prática do plantio direto na cultura foi convidado o palestrante Emerson Fey (Unioeste). A palestra sobre as pragas da mandioca e seu controle será de Rudney Ringenberg (Embrapa) e Vanda Pietrowski (Unioeste). Os herbicidas seletivos para a cultura serão abordados por Valdemir Antonio Peressin (IAC de Campinas). Nelson Harger, da Embrater Paraná, vai falar sobre as técnicas para melhorar a eficiência dos herbicidas e a apresentação dos produtos FMC para mandioca (Sinerge, Gamit e Dipel) será feita por Odair Carvalho (Palotina).

Fonte: Agência Estadual de Notícias - Paraná



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.