22 Oct 2010

Nesta época do ano, o pecuarista, além de se preocupar com a estação de monta, toma os cuidados necessários para reformar sua pastagem. O intuito é manter o escore corporal tanto dos touros reprodutores para a estação de monta quanto das matrizes com cria ao pé para o período da amamentação.

É imprescindível escolher a melhor maneira para nutrir o solo da propriedade e oferecer as melhores condições para a reforma ou renovação da pastagem.

Conforme explica o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ademir Zimmer, são as propriedades do terreno que vão dizer se é necessário realizar apenas a adubação, a troca da cultivar (renovação) ou se é possível reformar, ou seja, fazer o plantio do mesmo capim já estabelecido na área.

“Existem duas formas de solo degradado. Um é o manejo inadequado, quando há concentração de animais além do recomendado. A outra é a falta de nutrientes. Neste caso, o ideal é preparar o solo através de fertilizantes”, ensina Zimmer.

Nos solos da região do cerrado, por exemplo, a fraca composição do solo exige quase sempre a renovação do pasto. Através da troca da pastagem, o solo ganha nutrientes que não teria em caso de manutenção da cultura anterior.

“É sempre adequado realizar a renovação da pastagem. Às vezes o solo está em boas condições, então é o caso de aplicar apenas a adubação, calagem. Mas quando ele está defasado, é hora de escolher outra opção de capim”, afirma Zimmer.

Dentro do leque de ações do pecuarista, está também o pastejo rotacionado, técnica na qual o criador divide seu pasto em áreas menores, concentra o gado em um terreno limitado e, conforme a forrageira é consumida até o ponto determinado, troca-se de pasto.

“No pastejo rotacionado é importante não usar capins diferentes”, lembra o pesquisador Ademir Zimmer. “Como o gado faz a digestão através de micro-organismos presentes no rúmen, leva um tempo para ele se adaptar ao novo alimento, o que pode levar à perda de peso”, atenta Zimmer.

Outra técnica utilizada para fertilizar o solo é a integração lavoura-pecuária e floresta. Mas esta também tem seus limites de uso. “Quando a terra é boa pra lavoura, é boa pra pecuária. Mas nem toda área boa pra pecuária é boa pra lavoura. O que dá pra fazer nesse caso é, no máximo, integrar a pecuária-floresta”, explica o pesquisador da Embrapa.

Usando a rede da Rural Centro, o usuário pode encontrar todos os serviços disponíveis para renovar ou reformar a sua pastagem. Através da nossa ferramenta de busca, é possível identificar serviços de vendas de sementes, consultoria agropecuária e também insumos agrícolas. 

Fonte: José Luiz Alves - Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.