Quem Sabe Responde: Carro para produtor rural no plano fazendeiro

02 May 2012

A série Quem Sabe Responde desta quarta-feira (30/04) irá esclarecer a dúvida enviada por um leitor da Rural Centro: “Qual o carro fechado que entra no plano fazendeiro?”. 

>> Veja também - Carro para produtor rural: a transformação dos veículos utilitários

Trabalha com pecuária de corte? Saiba mais sobre o simpósio CONFINAR 2014.

Para obter as informações necessárias, a equipe de Jornalismo da Rural Centro entrou em contato com representantes de algumas concessionárias de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As representações consultadas foram das seguintes marcas: Chevrolet, Ford, Nissan, Renault e Toyota. 

Primeiramente, o plano fazendeiro se trata de uma linha de financiamento específica que permite a aquisição de veículos novos com prazos diferenciados ou através de descontos para o produtor rural. É importante ressaltar que a quantidade de parcelas no financiamento, as taxas de juros, os valores dos descontos e os veículos que podem ser adquiridos através do plano são determinados pelas montadoras ou pelos bancos, e variam em cada estado brasileiro. 

O agropecuarista pode optar pela forma de pagamento mensal (30 dias), trimestral (90 dias), semestral (180 dias) ou até mesmo anual do seu automóvel, no entanto, a escolha dos prazos dependará das negociações e das linhas de créditos disponibilizadas pelas concessionárias. É importante salientar que um valor de entrada razoável e um número reduzido de parcelas para o financiamento ajudam a diminuir as taxas de juros, além dos descontos oferecidos atingirem de 5% a 20% sobre os modelos desejados pelo produtor.  

Não há limite para a quantidade de automóveis a serem adquiridos através do plano, sendo que o tempo de espera para o recebimento do veículo pode variar de 20 a 60 dias.

Os documentos solicitados para efetuar a compra são os comprovantes de declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) ou o cartão do produtor rural, que auxiliam na identificação da atividade do comprador. 

De acordo com as informações das concessionárias, observa-se que grande parte dos agropecuaristas optam por veículos potentes, com carroceria e amplo espaço interno - por exemplo, características comuns nas picapes ou em veículos com motores a diesel, pois atendem de maneira mais eficiente algumas das necessidades daqueles que trabalham no campo.  

Veja na tabela abaixo as marcas e os modelos dos veículos disponibilizados no plano fazendeiro:

Marcas Modelos disponíveis no plano fazendeiro
Chevrolet  Todos os modelos da marca
Ford Todos os modelos da marca, exceto o Ford Edge (lançamento)
Nissan Todos os modelos da marca 
Renault Todos os modelos da marca
Toyota Apenas a Hillux (em todas as versões)
Qual a próxima pergunta que a Rural Centro deve responder?

Envie sua dúvida ou sugestão para o e-mail jornalismo@ruralcentro.com.br ou ainda poste no mural da rede +Rural Quem Sabe Responde.

Use seu cadastro na Rural Centro para fazer login e participar.

* O que é +Rural?

 

Fonte: Thaiany Regina / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.