Rumo ao plantio no Bioma Caatinga

23 Apr 2014

Nesta semana, os pesquisadores e técnicos do Projeto Biomas estão na Fazenda "Triunfo", no município de Quixadá, no Ceará. Esta é a região escolhida para o desenvolvimento do Projeto Biomas na Caatinga, onde serão implantados os 10 projetos de pesquisa que envolvem o plantio. Esses projetos serão transformados em vitrines tecnológicas ou em modelos de produção sustentável para os produtores rurais.

Todas as etapas anteriores à implantação dos projetos foram concluídas na Caatinga, tais como análise de solo, análise de vegetação, controle de formigas e, especialmente, a limpeza da área escolhida que já está bem adiantada. De acordo com a Coordenação Regional, a Caatinga apresentou maior esforço da equipe para a retirada do mato. "Com o mato que havia no local, não conseguiríamos iniciar o plantio. Devido às características da caatinga, somadas à quantidade de chuvas que ocorreram na região nos últimos meses, o local obteve um ganho enorme de biomassa, dificultando a retirada do mato manualmente. Foi necessária a utilização de máquinas pesadas para limpar o local", destacou Marcos Wigo, técnico florestal do Projeto Biomas na Caatinga.

Com parte de área pronta e outras em andamento, o coordenador regional do Projeto Biomas na Caatinga e pesquisador da Embrapa, Lúcio Alberto Pereira, recepcionou o restante da equipe para iniciar a implantação dos projetos. "As expectativas são as melhores possíveis, pois após 3 anos consecutivos de forte estiagem, temos condições de começar nossos plantios. Independente de qualquer outro fator que pudesse interferir nessa atividade, a condição climática era a principal variável da qual dependíamos. Pois trabalhamos com o cultivo dependente da chuva, ou como também é chamado, agricultura de sequeiro", afirma o coordenador.

ETAPAS ANTERIORES
Assista ao vídeo para conferir como foi feita a etapa anterior ao plantio que contempla a análise de solo e vegetação na Caatinga:

Fonte: CNA



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.