Enapampa 2014: cavalos promovem invasão colorida em SP

18 Aug 2014

Serão nove dias de programação intensa que objetiva mostrar toda a beleza e versatilidade do cavalo pampa brasileiro, em julgamentos de andamentos, morfologia e provas funcionais. Dezenas de animais das mais variadas pelagens e procedentes de diferentes regiões do Brasil estarão em pista. São cavalos que representam o Pampa selecionado no País, ou seja, padrão internacional do cavalo de sela, aptidão funcional diversificada, assim como o andamento, dividido em cinco tipos: marcha batida, marcha intermediária, marcha picada, marcha trotada e trote.

Ao realizar pela primeira vez seu maior evento anual fora de Minas Gerais, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pampa (ABCPampa) tem como objetivo consolidar o fomento do Pampa nacional por várias regiões do País.

A programação da 21ª ENAPAMPA inclui provas sociais de andamento nas categorias Mirins, Amazonas e Patrão, julgamentos separados por categorias de andamento, dois leilões, além de atrações nos espaços Mulher, Kids e Criador.

Com organização do núcleo paulista de criadores, a programação infantil da 21ª ENAPAMPA é atração imperdível para as famílias que forem ao Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). No espaço Kids, além de uma mini-fazenda, a criançada vai poder participar e assistir as provas funcionais exclusivas divididas em provas mini mirim, mirim e juvenil, buscando a participação do público jovem da raça.

A ENAPAMPA vai oferecer R$ 24 mil em premiação, divididos em 24 sorteios de R$ 1.000,00. Vale para o sorteio o número de inscrição do animal no catálogo.

Doze juízes estarão atuando na 21ª ENAPAMPA. No concurso de morfologia com animais puxados no cabresto atuarão Alessandro Moreira Procópio, Teófilo Soares de Almeida, André Fleury Costa. No concurso de morfologia com animais montados atuarão Hélio Lazzeri, André Luiz Ferreira e novamente Alessandro Procópio. No julgamento de andamentos puxados estarão em pista Diego Vitral, Otto Mol e Pedro Henrique Marciano. Este mesmo trio também vai compor o júri da categoria andamento montados ao lado de Aloísio Ribeiro Diniz, André Freire e André Quadros. Na prova de ação o juiz é Benedito Carlos da Silva.

A organização da 21ª ENAPAMPA é da ABCPampa e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios de Bragança Paulista.

O evento tem patrocínio da NM Engenharia e RTB Rações e apoio da Business Leilões e Canal Business e da Fênix Eventos.

O dia a dia da 21ª ENAPAMPA
Sábado (23/8) a partir das 08h00: julgamentos dos animais de trote, égua base e cavalos castrados abrem as atrações da 21ª ENAPAMPA.
Domingo (24) e segunda-feira (25): a partir das 08h00: concursos de morfologia e andamento das fêmeas jovens das categorias Picada, Centro, Batida e Trotada.
Terça-feira (26) e quarta (27) pela manhã: concursos de morfologia e andamentos dos machos jovens.
Quarta (27) início da tarde: grandes campeonatos jovens machos e fêmeas. A partir das 16h30 terá início o julgamento de éguas montadas nas categorias Picada, Centro, Batida e Trotada.
Quinta-feira (28): continuação do julgamento de éguas montadas nas categorias Picada, Centro, Batida e Trotada.
Sexta-feira (29) das 08h00 às 16h30: julgamento dos machos montados, nas categorias Picada, Centro, Batida e Trotada. A partir das 17h00 serão apresentados os animais do “Leilão Nacional Jovens” que terá início às 18h30 com comando da Business Leilões e oferta de produtos campeões.
Sábado (30), período da manhã: termina o julgamento dos machos montados. Das 12h00 às 14h00 serão julgadas as progênies de pai e mãe e, das 12h00 às 16h00 acontecem as Provas Sociais das categorias Mirins, Amazonas e Patrão. Uma nova oportunidade de aquisição de cavalos Pampa está no Leilão de Animais Adultos, com participação de produtos campeões, atração a partir das 17h00 com a apresentação dos animais e o pregão às 18h30.
Domingo (31): julgamento dos Grandes Campeonatos Adultos (marcha e morfologia) das 09h00 às 15h00; na sequencia, almoço de confraternização e às 16h00 divulgação dos resultados e dos grandes campeonatos Jovens e Adultos.

Sobre o cavalo Pampa
Animal destinado a diversas funções - passeios, turismo equestre, cavalgadas, enduros de regularidade, entre outras - o cavalo Pampa se origina do cruzamento interacial entre reprodutores e matrizes das raças Anglo-Árabe, Campeiro, Campolina, Crioulo, Mangalarga, Mangalarga Marchador e Puro Sangue Inglês.

No Brasil, não há registro de uma data precisa da chegada de cavalos de pelagem pampa, mas acredita-se que esta pelagem foi introduzida através de alguns poucos cavalos de origem berbere, trazidos pelos colonizadores portugueses e, principalmente, pelos cavalos holandeses, quando da invasão de Pernambuco. Estas raças possuíam um tipo de andamento naturalmente marchado, razão pela qual o Pampa brasileiro apresenta, além de sua variedade de belas pelagens, outro relevante fator diferencial de mercado: a marcha.

A origem do nome pampa é atribuída ao brigadeiro Rafael Tobias Aguiar, que em meados do século XIX, vencido na revolta da província de Sorocaba (SP), fugiu com seu exército para o Rio Grande do Sul, onde aderiu à batalha dos Farrapos. A maioria dos soldados montava cavalos pampas, inicialmente conhecidos no Sul como tobianos. Quando retornou a São Paulo, estes cavalos passaram a ser gradualmente conhecidos no resto do País como os cavalos dos “Pampas”.

A seleção destes animais ganhou novo rumo com a fundação da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa – ABCPAMPA, em 1993, em Belo Horizonte (MG). A entidade não registra animais descendentes do Quarto de Milha e, praticamente, de todas as raças exóticas, a fim de não descaracterizar o tipo morfológico do Pampa nacional. O cavalo pampa brasileiro está sendo formado com base em um padrão morfológico internacional tipo sela, preservando-se cinco modalidades de andamentos, ou seja, marcha batida, marcha intermediária, marcha picada, marcha trotada e trote.

A característica diferencial destes animais é a pelagem pampa conjugada com as pelagens sólidas. O temperamento do cavalo Pampa é  altivo, brioso, enérgico e dócil.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.