Equipamento auxilia na diminuição do índice de lesões no pré-abate

19 Aug 2014

Com o intuito de eliminar o uso de choque no gargalo final dos frigoríficos, visando o abate humanitário e o bem-estar animal, a Beckhauser – Manejo Racional e Produtivo lançou esse mês o Move-Boi, equipamento condutor de animais para a rampa pré-abate. Depois de um ano de testes no Frigorífico Frigobom, em Sinop (MT), o resultado foi extremamente positivo e o produto está validado e disponível para vendas, além de ter a patente requerida.

O Move-Boi é totalmente automatizado e foi desenvolvido a partir de uma demanda de mercado, depois de observar que um dos pontos mais críticos do manejo nos frigoríficos era ao final da rampa do pré-abate, onde o índice de choques é alto. Isso porque, de acordo com o médico veterinário Renato dos Santos, responsável pela área de Manejo Racional da Beckhauser, o bovino não se adapta rapidamente a mudanças bruscas e, nesse ponto, o animal precisa sair de uma área aberta, com alta luminosidade, para dentro da sala, um local mais “escuro”.

Segundo o veterinário e gerente industrial do Frigorífico Frigobom, Manoel Pedro Figueiredo Dornellas, o índice de quedas dos animais foi reduzido e em consequência o número de hematomas na carcaça também caiu. “O pecuarista fica satisfeito pelo nosso manejo em ver que se reduziu o uso do choque elétrico quando o animal chega próximo ao Box de Atordoamento. Antes havia maior risco de escorregões e até mesmo os bois ficavam amoitados, devido ao estresse”, analisa. “Por ser um corredor único, que leva até o Box de Atordoamento, fica mais fácil o manejo, além da segurança oferecida aos nossos operadores”, complementa.

O primeiro Move-Boi da Beckhauser foi desenvolvido e testado na unidade 2 de Promissão (SP), do Marfrig. O equipamento pioneiro consistia em um carrinho sobre trilho que percorria uma extensão da rampa. “O projeto foi aperfeiçoado e ganhou nova forma em 2013, sendo remodelado em uma estrutura compacta, onde é possível acomodar apenas um animal de cada vez, instalado ao final da rampa pré-abate”, explica o presidente da Beckhauser, José Carlos Beckheuser.

Ainda em fase de testes, o protótipo foi aprovado pelos especialistas da World Animal Protection (WAP), organização não-governamental (ONG) presente em mais de 50 países. “Estivemos na unidade de Promissão em 2011, para treinamento dos funcionários e, no dia da visita constatamos o uso de bastão elétrico em apenas 3% dos animais levados ao abate”, afirma, José Rodolfo Panim Ciocca, gerente do Programa de Abate Humanitário.

O equipamento tem uma porta deslizante, que conduz o animal no sentido da entrada da sala de abate, sem qualquer tipo de agressão. A separação dos animais é feita um a um e, tem a função de organizar o fluxo para o abastecimento do Box de Atordoamento, garantindo que sempre haja um animal pronto para entrar. Construído em material altamente resistente e de limpeza fácil, o Move-Boi tem alta durabilidade. O sistema hidráulico é vedado contra a entrada de impurezas do ambiente e com simples acesso a manutenção e instalação.

Mais informações: industrial@beckhauser.com.br / 0800 44 9002.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.