Mapa vai à Espanha trocar experiências sobre transporte de cargas vivas

26 Aug 2014

Representantes do Grupo de Trabalho (GT) de Transporte de Cargas Vivas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão com viagem marcada para a Espanha, no dia 31 de agosto, onde vão trocar experiências sobre o controle de transporte de cargas vivas, com foco no bem-estar animal.

A equipe do GT pretende passar por diversas cidades do país para verificar como é feito o controle de transporte de animais nas feiras agropecuárias, como são os pontos de controle, como é feito o protocolo de ação dos veterinários oficias em conjunto com a polícia rodoviária local e ainda como é realizada a verificação dos veículos – condições de transporte e manutenção - e dos motoristas responsáveis por esse tipo de serviço.

A experiência internacional servirá de exemplo para que um sistema moderno para controle de cargas vivas seja implantado no Brasil. Atualmente, não existem regulamentações sobre o assunto, mas o GT já está com uma proposta para ser encaminhada para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão federal responsável pela legislação de trânsito, que vai regular o transporte de animais nas rodovias.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, a regulamentação é de extrema importância para que os animais não sofram durante as viagens. “As novas regras vão evitar a superlotação dos veículos, abates de emergência, acidentes no percurso envolvendo veículos de cargas vivas, entre outros fatores, contribuindo para o bem-estar dos animais”, disse. Conforme a proposta da legislação, que será apresentada ao final dos trabalhos do GT, ainda este ano, os motoristas responsáveis por esse tipo de transporte passarão por capacitação com tempo hábil à adequação das normas.

Fonte: Mapa



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.