Acompanhamento online de processos pode agilizar pagamento de Pepro

27 Aug 2014

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) esclareceu na última sexta (22/08), durante o “Encontro de Pepro 2014”, os procedimentos necessários para agilizar o pagamento do prêmio pelo milho. Entre as principais queixas dos produtores está a demora na liberação dos pagamentos, que podem levar até um ano após a comercialização no leilão. Para acelerar a análise a Conab-MT pretende punir as empresas que enviarem documentação incompleta.

Conforme o gerente de operações da Conab-MT, Diogo Néia Eberardht, os pagamentos ficam travados por inconsistências na documentação. Atualmente, estão sendo analisados os processos protocolados no mês de março e a previsão é que até outubro sejam finalizadas as conferências. “As trading nos encaminham muitos documentos errados e desorganizados. Muitos ainda são entregues de última hora. Mesmo assim já pagamos 60% do PEPRO de 2013”, afirmou Diogo durante sua explicação.

O gerente de operações destacou ainda que para otimizar os pagamentos, a Conab-MT vai passar a punir as corretoras que enviarem documentação incompleta. “Sempre que recebermos pedido para inclusão ou alteração de qualquer documento, vamos colocar esse processo no final da fila”, afirmou.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) pede mais transparência no andamento das análises dos processos. “Além do preço mínimo não cobrir o custo da lavoura, o produtor sofre com a demora no pagamento. Queremos minimizar os problemas e reduzir os prazos. Propomos a implantação de um sistema para acompanhamento online do processo, em tempo real”, disse Adolfo Petry, coordenador da comissão de Política Agrícola da associação.

Fonte: Aprosoja MT



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.