Câmara busca harmonizar relação entre avicultores e agroindústria

27 Aug 2014

A instituição da Câmara Nacional dos Integrados na Avicultura, uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), está em fase final de estudos, com definição de seu regimento interno e a fixação de critérios para seu funcionamento. Um dos objetivos é aparar eventuais arestas no relacionamento entre os produtores e a agroindústria. O assunto foi debatido em reunião, na CNA, com a participação de representantes de diversas entidades dos setores produtivo e  industrial.

Victor Ayres, assessor técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos, informou que “processo semelhante será adotado também no setor de suínos, envolvendo toda a cadeia produtiva e a indústria”. Um dos objetivos da Câmara é discutir políticas e diretrizes para uma relação duradoura entre produtores integrados e agroindústria integradora na avicultura brasileira.

Na prática, segundo explicou Ayres, a Câmara dos Integrados é uma antecipação das medidas previstas no Projeto de Lei 6.459/2013, que regulamentará a integração econômica entre os diversos segmentos da cadeia produtiva. A matéria já está na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados.

Um dos participantes da reunião, o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (FAEP), Celso Doliveira, destacou a importância de serem estabelecidos critérios e diretrizes claras sobre como determinar a remuneração dos avicultores. Doliveira utilizou dados sobre os custos de produção dos avicultores paranaenses que são semelhantes aos existentes nas demais regiões do país.

Modelo de remuneração – Durante os debates, foi proposta a criação de um grupo de trabalho formado por representantes da CNA, da FAEP e da ABPA. Caberá ao grupo apresentar estudo sobre como desenvolver um modelo econométrico para a remuneração dos integrados, que seja viável para o segmento e também capaz de melhorar a eficiência no processo produtivo. O objetivo principal é aumentar a equidade na distribuição dos resultados entre as partes: produtor integrado e agroindústria.

Como a Câmara dos Integrados também tem por objetivo discutir políticas gerais para o setor, o coordenador de Políticas Setoriais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), João Cláudio Silva Souza, apresentou um quadro geral dos recursos financeiros definidos no Plano Agrícola e Pecuário para o biênio 2014/15, detalhando as diversas linhas de crédito disponíveis  para a avicultura.

Já o representante do Banco do Brasil, Carlos Henrique Facciolli, outro participante do debate, aprofundou as questões de interesse do avicultor, explicitando as linhas de crédito de custeio e investimento que o BB possui em carteira. Ele lembrou a importância estratégica do Programa de Inovação Tecnológica (InovaAgro) para os avicultores.

No final da reunião, aproveitando a presença dos diversos representantes do setor produtivo e da agroindústria, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE/DF), Fernando Ribeiro, informou sobre a criação da Associação Brasileira de Avicultores Integrados (ABAI). A entidade já tem representação em oito estados (DF, GO, MG, BA, MT, MS, PR e SC), contando com o apoio da CNA e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Entre os objetivos da ABAI está a atuação conjunta com a CNA na defesa do produtor integrado e no fortalecimento do setor avícola.

Fonte: CNA



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.