Expointer 2014: associação gaúcha de Árabe consagra novos campeões

02 Sep 2014

Em mais uma emocionante etapa da programação pela Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA) nesta segunda-feira foi realizada a COPA AVERT CROSS COUNTRY da raça Árabe, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio (RS) durante a Expointer 2014.

Disputa emocionante que teve como vencedor o cavaleiro Odilon Camargo Júnior, montando Prates Raissa, do Referencial Centro Equestre, de Guaíba. Na segunda colocação o destaque foi para a dupla Fernanda Prates Camargo e MN Hale, pertencentes à mesma propriedade. A terceira colocação ficou com Cristian Moreira, do Haras Manaíra, de Gravataí. 

As provas funcionais da raça prosseguiram nesta terça-feira (2/9) com a disputa de seis balizas, em mais uma grande exibição destacando toda funcionalidade do Cavalo Árabe e em provas com a chancela da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional – ANCAF.

Na modalidade Halter Morfologia, realizada no domingo, sagrou-se o Grande Campeão da Expointer 2014 o cavalo VH Albarracin, do Haras Velate, de Osório (RS), que venceu seu pai, o veterano de 11 anos Memnon Ranh, do Haras Jacovas, também de Osório (RS).

“É um animal que tem tudo certo no lugar certo. Um animal de absoluto equilíbrio”, pontuou o jurado Reinaldo Rocha Leão, com experiência de 25 anos na avaliação do Árabe em pista e que veio especialmente de São Paulo, para avaliar a raça em Esteio.

Neste ano, o julgamento do Cavalo Árabe foi feito pelo somatório de pontos em seis quesitos, o que ampliou o tempo da prova, mas que, por outro lado, permitiu nivelar os animais a padrões internacionais. “O Árabe existe em todo o mundo, por isso estamos universalizando os resultados assim como se faz na Europa e nos Estados Unidos. É mais didático”, explicou Leão, que também enfatizou que o sistema é de grande auxílio para que os criadores possam fazer os ajustes necessários.

A vitória de VH Albarracin trouxe grande entusiasmo para a criadora Carmen Reyer Martin, nascida na Espanha e há apenas seis anos radicada no Rio Grande do Sul, onde iniciou seu criatório. “Estamos começando a colher os primeiros resultados da criação própria”, comemorou. O vencedor VH Albarracin também já brilhou em outros grandes prêmios, como em 2011, quando foi campeão potro da Expointer e, em 2012, ao conquistar o troféu de campeão potro da Copa de Criadores do Brasil.

O criador José Antônio Jacovas, que levou o título de reservado com Memnon Rach, disse que o resultado do julgamento veio consagrar a genética do haras, que também conquistou o grande campeonato entre as fêmeas com Lumiar Thibetana.

Na prova, participaram ao todo 45 animais de 16 criadores que trouxeram o melhor do Cavalo Árabe para a Exposição.

Provas 3 tambores  - Já pelo Campeonato Nacional de Três Tambores da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (Ancaf) 30 duplas disputaram as provas no fim de semana, sendo que o grande campeão geral foi Mauri Fonseca, montando Star Magic, do Haras Shunkawakhan, de Porto Alegre. Em segundo lugar ficou Fabiane Pacheco Prates, montando Prates Kyara, do Referencial Centro Equestre, de Guaíba.

Conforme destacou Leonardo Lamachia, presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), o ambiente familiar é a tônica das competições, que contaram com até três gerações de cavaleiros, todos da mesma família, demostrando o quanto o cavalo Árabe agrega esse ambiente vibrante e cheio de emoção e conciliado aos amistosos elos familiares.

Mais informações sobre a programação do Cavalo Árabe durante a Expointer podem ser obtidas no site: www.agca.com.br ou pelo telefone (11) 3674-1744 sede da ABCCA.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.