Minhocário recupera plantas, estrutura do solo e produção agrícola

09 Sep 2014

Joel Queiroga e Mario Urchei, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participaram de dia de campo em 23 de agosto no Núcleo Recanto Feliz do Assentamento Milton Santos, em Americana, SP, para o planejamento e a implantação de um minhocário na Unidade de Experimentação Participativa, cujo tema é um sistema agroflorestal em conjunto com uma horta, em parceria com a Associação de Agricultores do Assentamento Milton Santos (Acoterra), Feagri (Unicamp), Esalq-USP e Incra.

Conforme os pesquisadores, vermicompostagem ou minhocultura é o processo de reciclagem de materiais orgânicos a partir da criação de minhocas. “Elas produzem um excelente adubo orgânico, conhecido como húmus”, explicam.

O húmus aumenta a oferta e retenção de nutrientes para as plantas, melhora a estrutura do solo e a diversidade de microrganismos benéficos. Além disso, aproveita os resíduos orgânicos, como estercos e restos de vegetais e culturais, transformando-os em um material muito rico em nutrientes. Também melhora a estrutura, aeração, drenagem e conservação da umidade do solo.

Para Pedro Furtoso, agricultor do assentamento, “isso tudo é muito bom para os assentados e para o meio ambiente. Nosso assentamento está sendo reflorestado de maneira que temos frutas, espécies nativas e madeireira, com um solo bom e agora uma horta bem cuidada”.

Um minhocário pode ser construído com diversos formatos, com a utilização de materiais mais duradouros ou também de maneira mais simples e barata, podendo-se utilizar o que já existe no lote, como bambu, ripas de madeiras ou até mesmo no próprio solo em formato de leiras. A sua finalidade é de proporcionar um local adequado para o desenvolvimento das minhocas e para facilitar o manejo de produção e extração do húmus.

Nesse dia, teve início o processo de implantação do minhocário com a construção de sua cobertura, que deve ser concluído em até meados de setembro com a disposição dos materiais orgânicos (restos de culturas, de alimentos e estercos de aves e bovinos) nos canteiros para a criação de minhocas e produção de húmus.


Parceria
Essa Unidade de Referência (UR) instalada na área de produção coletiva da Acoterra, combina e integra a produção agroecológica de hortaliças, frutíferas e florestais. A UR Sistema Agroecológico Hortifrúti Florestal com Minhocário tem como objetivo viabilizar a geração, adaptação, validação e demonstração de sistemas agrícolas biodiversos aplicáveis ao processo de transição agroecológica. Nesse sentido, a agroecologia é uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, além saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares, de comunidades indígenas e camponesas.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.