52% de produtores questionados já tiveram propriedade assaltada

10 Sep 2014

As reclamações sobre propriedades rurais furtadas causam preocupação. Os produtores rurais de Mato Grosso sentem-se inseguros para produzir alimentos, pois para isto necessitam de maquinários e insumos que são caros. Isso, segundo relatos, desperta o interesse de bandidos que, além dos prejuízos materiais, podem agir com violência física.

Para tentar entender melhor esse problema, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) lançou uma enquete em seu site com a pergunta: “você já teve sua propriedade assaltada?”. Na terça (09), 52% dos que participaram responderam afirmativamente e, destes, 22,9% informaram que os bandidos levaram defensivos agrícolas.

O efetivo policial é insuficiente nos municípios do interior de Mato Grosso. Por isso, os bandidos se sentem à vontade para praticar os crimes. Em julho deste ano houve uma espécie de “arrastão” na zona rural da região Leste do estado, quando os bandidos furtaram três fazendas em sequência. “Estamos preocupados porque a polícia não consegue atender o interior de forma eficiente, falta preparo e infraestrutura para elucidar este tipo de crime”, disse, à época, o vice-presidente da Aprosoja-MT na região Leste, Endrigo Dalcin.

No início de setembro, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceira com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e demais entidades do setor,  entregou aos candidatos ao governo do Estado de Mato Grosso e aos candidatos ao Senado a Agenda Positiva do Setor Agropecuário Pensar MT. O documento é um levantamento das demandas do setor compilado pela Fundação Dom Cabral depois de pesquisas e reuniões com produtores rurais de todo o estado.

Entre tantos problemas, está a segurança. Os pesquisadores relatam que encontraram diversos depoimentos de problemas relacionados à segurança patrimonial, segurança pessoal e ao transporte de carga. Os produtores rurais contam que eventos como emboscadas, assaltos armados, raptos, tráfico de drogas, homicídios e invasões, se mostram cada vez mais frequentes em Mato Grosso.

No documento do Pensar MT, cita-se a necessidade do Governo aumentar os investimentos em efetivo, em postos policiais e em estratégias específicas que tratam da segurança no campo.

Fonte: Aprosoja MT



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.