Máquina usa raio-X para verificar objetos estranhos nas carnes

10 Sep 2014

Uma máquina que utiliza a tecnologia de raio-X para controlar gordura e peso da carne afim de padronizar recortes, cortes, matérias-primas para industrializados e detectar materiais estranhos como metais e ossos. Esta é uma das inovações apresentadas durante a MercoAgro 2014 Chapecó – 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite, que prosseguiu até sexta-feira (12), no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.

O MeatMaster II é produzida pela empresa da Dinamarca FOSS, que tem matriz no Brasil em São Paulo. A máquina fornece medições contínuas em tempo real de toda a carne que passa pelo equipamento em sua esteira de transporte, que pode medir de 1,5 a 2,5 metros de comprimento.

Tem capacidade de escanear até 38 toneladas por hora, sendo qualquer tipo de carne, resfriada ou congelada, embalada ou solta na esteira. Sua utilização inclui controle do teor de gordura em recortes para evitar perda da carne magra; padronização de lotes para produção de qualquer tipo de carne ou produtos de carne processada – para garantir o uso de matéria-prima ideal e lotes produzidos respeitando as especificações; classificação de cortes para otimização do uso de matérias-primas, melhorando o processamento e obtenção de uniformidade e consistência do produto final e avaliação de fornecedores – o equipamento permite o controle das diferentes matérias-primas. Além disso, o aspecto de detecção de objetos estranhos permite detectar e rejeitar pedaços de ossos antes que eles se quebrem em muitos pedaços pequenos e detectar e rejeitar metal que pode danificar ou mesmo destruir o moedor.

De acordo com o gerente de tecnologia industrial da Foss do Brasil, Cristiano Moresco, o equipamento já existe há 10 anos no mercado Europeu, mas em uma versão maior e no Brasil chegou no final de 2013. “O MeatMaster II tem a mesma precisão, é mais compacto e é fácil de integrar na linha de produção. Ele é projetado para uma rápida limpeza e manutenção de rotina”, explicou.

O equipamento pode ser utilizado em linha de desossa, industrializados e locais de processamento de industrializados como linguiças, salames e hambúrgueres.

ADULTERAÇÃO DO LEITE
Na MercoAgro 2014, a empresa também expõe a MilkoScan, um equipamento para padronização do leite com sua própria triagem de adulterantes. O analisador é dedicado para produções de leite líquido e permite o controle e a padronização de produtos lácteos líquidos e viscosos, ao mesmo tempo em que faz a triagem de adulteração do leite.
Moresco argumentou que o equipamento faz a análise físico/química de 14 parâmetros diferentes (gordura, proteína, lactose, sólidos totais, sólidos não gordurosos, ponto de congelamento, acidez total, densidade, ácidos graxos livres, ácido cítrico, uréia e caseína).

ANÁLISE DE CARNES
Outro equipamento apresentado na feira é o FoodScan, um analisador para produtos cárneos, que analisa gordura, proteína, colágeno, umidade e sal.

FEIRA
Moresco espera concretizar vários negócios durante a MercoAgro. “Sempre temos resultados positivos durante a feira, esperamos que isso se repita neste ano”, comentou.

A realização da MercoAgro Carne & Leite pela BTS Informa conta com a promoção da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, o patrocínio do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, da ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicional, Ventilação e Aquecimento e do SENAI Chapecó.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.