Modelo argentino de gestão ganha adeptos em Mato Grosso

12 Sep 2014

Para auxiliar os agricultores rurais na gestão das propriedades, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) pretende expandir a atuação do Grupos de Discussão para novos municípios do estado. Baseados em um modelo argentino, os encontros possibilitam a troca de informações com consultores e produtores que se unem para compartilhar conhecimentos e práticas agrícolas.

A reunião inicial para a formação do primeiro grupo na região Oeste do estado ocorre nesta sexta (12), em Campo Novo do Parecis,  na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, do produtor rural Antônio César Brolio. Na ocasião, o consultor argentino Sebastian Gavaldá, da empresa de consultoria Globaltecnos, vai apresentar a metodologia de trabalho e os requisitos necessários para criação do novo grupo.

A intenção de ampliar o número de cidades atendidas é reflexo dos bons resultados que o trabalho vem alcançando desde sua implantação, no primeiro semestre de 2013. Atualmente existem três grupos consolidados na região Norte, que atendem cerca de 30 produtores.

“Os encontros propiciam troca de experiência e uns aprendem com os outros. Os grupos de discussão auxiliam os produtores na tomada de decisão”, destacou o gerente de Planejamento da Aprosoja-MT, Cid Sanches.

Além da região Oeste, a Aprosoja-MT está programando novas reuniões para apresentar o modelo argentino de gestão. Uma das formas de divulgação tem sido durante a 9º edição do Circuito Aprosoja.

Grupos
Nesta semana foi realizada a quinta rodada de reuniões. O bate-papo com os produtores foi intermediado pelo consultor Sebastian Gavaldá com o apoio dos supervisores de projetos da Aprosoja-MT. Os encontros foram realizados em Feliz Natal, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Uma nova rodada foi marcada para o mês de novembro.

Depois de estruturados, os próprios grupos arcam com as despesas logísticas dos consultores argentinos. Além apoiar e incentivar a implantação desta modalidade de trabalho, a Aprosoja-MT auxilia com assessoria técnica.

Fonte: Aprosoja MT



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.