Selecionador traz para pecuária leiteira novo produto: Simgir

30 Sep 2014

O selecionador Sérgio Vieira Attie, reconhecido como um dos mais tradicionais criadores do Simental Brasileiro, está trazendo para o país um novo cruzamento genético que tem ótimos resultados nas regiões tropicais, especialmente na América Latina e América Central. É o SIMGIR: o cruzamento das raças Simental x Gir Leiteiro, dando origem a um animal com muita rusticidade e aptidão para o leite, econômico e fértil.

“Estamos trabalhando o tipo de gado que o mercado demanda, cada vez mais bem adaptado às condições brasileiras. Clima, pasto, manejo, mineralização precisam ser adequados a nossa realidade, inclusive e, principalmente econômica. Temos um rebanho criado exclusivamente a pasto, produzindo carne e muito leite”, destaca Sérgio que tem como marca o ‘Simental Verde Amarelo’.

“Desta forma, ao fazer o cruzamento com o Gir Leiteiro, esperamos obter ainda mais qualidade genética, agregando nobreza, beleza racial, rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, docilidade, baixo custo de mantença, facilidade de parto, produção de leite a pasto (excelente conversão alimentar) e versatilidade nos cruzamentos. O Gir Leiteiro reduz os custos nos aspectos de alimentação, medicamentos, assistência veterinária e mão-de-obra exigida para condução e cuidados com os animais do rebanho”, explica.
Na Fazenda Vertente Grande, em Uberlândia, Sérgio Attie já produziu os primeiros embriões do cruzamento utilizando sêmen de grandes touros como Touros Tabu TE da Calciolândia, Expoente TE de Brasília, Vaidoso da Silvania, Estanho TE de Kubera. Entre outubro e novembro serão confirmadas as primeiras prenhezes.

Este projeto de produção de bezerras SIMGIR já conta com importantes parceiros como as associações de criadores de Simental e Gir Leiteiro, Alta Genetics, Zoetis, Vale do Embrião, Casa Rural e Rio Vale Agronegócios.  “Quanto maior for a diferença genética entre as raças puras, maior será a exploração da heterose. Por isso a importância de escolher um taurino e um zebuíno, ambos de comprovada qualidade genética”, frisa o selecionador.

“Do sangue taurino do Simental SVA vem habilidade materna, precocidade, fertilidade, rusticidade e dupla aptidão, carne e leite. Da genética zebuína do Gir são agregados no cruzamento mais leite com menor exigência alimentar, além de bom temperamento leiteiro, seja para ordenha manual, seja para ordenha mecanizada. A seleção desta raça vem aprimorando características de úbere com ligamentos, profundidade, tamanho e diâmetro dos tetos e outras mais através de provas zootécnicas”, detalha Sérgio.

Os produtores interessados em se tornarem parceiros do projeto SIMGIR devem entrar em contato direto para receber informações detalhadas sobre a parceria, registro dos animais, calendário de manejo, comercialização de produtos, etc. “Outro diferencial, serão os filhos destes animais F1 SIMGIR. Quando forem fêmeas irão para a produção leiteira. Quando forem machos terão grande valor comercial para corte. Somando todos esses benefícios daremos ao produtor o que ele mais procura: lucratividade”, conclui Sérgio Attie. Contato direto com o selecionador: (34) 9971-1030, contato@sergioattie.com.br, ou www.facebook.com/simental.sva

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.