Gesso ajuda no aumento da produção de mel

01 Oct 2014

A capacidade de ser um bom regulador térmico fez do gesso o aliado ideal até no mundo animal. Com um projeto inovador e pioneiro no mundo, Edgar Oliveira, pesquisador e apicultor de Pernambuco, em parceria com a Gypsum, descobriu que uma colmeia revestida com chapas de gesso faz com que as abelhas produzam mais mel.

Após análises foi detectado que durante o dia as abelhas ficavam mais agitadas e a noite elas ficavam calmas e consequentemente produzindo uma quantidade maior de mel. Após as primeiras conclusões, Edgard começou a experimentar diferentes materiais para revestir a colmeia, e assim encontrar o material mais adequado para estimular a produção. Foram testados concreto, isopor e finalmente o gesso. Com o gesso, Edgard observou que as abelhas ficam calmas também durante o dia, e consequentemente produzindo mais.


As chapas de gesso (RU) usadas na pesquisa têm como característica principal serem resistentes à umidade e dissiparem melhor o calor. A fase final de experimento conclui que a colmeia feita de gesso permite, não só o controle na temperatura que as abelhas precisam para viver melhor e produzir mais, mas também proporciona uma moradia em longo prazo, já que não existem os danos causados pela umidade.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.