Suplementos bovinos: investimentos em nutrição intensificam atividade

09 Oct 2014

A atual valorização histórica da arroba do boi em termos nominais, embora cíclica, pode acarretar em mudanças definitivas para a pecuária de corte. Ao que (quase) tudo indica, o produtor começou a perceber que a eficiência comercial e produtiva dentro da porteira será bem mais importante ao longo dos próximos ciclos do que o preço da arroba propriamente dito.

Prova disso é que nos resultados da safra 2013/14 da consultoria Terra Desenvolvimento, as fazendas que venderam boi ao preço médio mais alto, por R$ 121,70, estiveram longe de ter a mesma média que as mais rentáveis, que venderam a arroba por R$ 108,45 em média. “A partir da leitura dessa situação, o produtor rural passou a entender a necessidade da intensificação. E como, em sua maioria, eles buscam resultados imediatos, isso acaba significando investimentos em nutrição, que com 15 a 30 dias já provocam efeitos visíveis”, relaciona o zootecnista e gerente técnico comercial da Adames, Antônio Lúcio Espírito Santo Gomes.

Para Gomes, a combinação entre valorização da arroba e preços mais acessíveis dos grãos, sobretudo milho, favorecem confinamento e confinamento a pasto. “Temos visto muito o pequeno pecuarista confinando. Esse produtor não quer mais ver o boi erando no seu pasto, então ele está focando na estratégia de terminar esse animal com 30, depois 24 meses, ou seja, ele suplementa na recria, quando o gado tem explosão de crescimento. Isso poupa investimento na fase da engorda”, revela o zootecnista.

Ainda que não aconteça em grande volume, a oferta de gado confinado deverá aumentar em 2014. Dados da Agroconsult apontam que o número animais terminados no cocho será maior que o de 2013 (310 mil cabeças a mais), marcando a casa dos 4,66 milhões de abates. No Mato Grosso, detentor do maior rebanho do país, o aumento será de 3,8%, somando 745.580 animais.

confinamento de bovinos de corte com milho

"O que pode explicar que 39,76% afirmaram que estão fazendo somente o segundo giro é o preço menor do milho, que estimulou uma parte dos entrevistados a confinarem em 2014", aponta relatório do Imea.

confinamento de gado de corte no MT 2014

Imea: mercado espera que sejam confinadas 745,58 mil cabeças de bovinos, enquanto em abril/14 eram esperadas 726,66 mil cabeças.

Cria
O bom momento de preço da arroba e evolução das exportações em relação a 2013 (+7% em volume e +10,8% em receita, com dados da Abiec) também provocam mudanças na reposição. Segundo Antônio Lúcio, é possível observar, ainda que de modo pontual, criadores mais tradicionais, como os localizados no Pantanal sul-mato-grossense, por exemplo, investindo na suplementação de matrizes e também no creep-feeding para os bezerros. “Eles observam melhor agora a relação entre a vaca bem nutrida, que tem saúde, leite e bom índice reprodutivo com qualidade e quantidade de bezerros. Por lá, esses produtores estão começando a intensificar a cria e até alguns que antes miravam uma taxa de concepção entre 40 e 50% agora já estão falando em 85%”, admira-se o zootecnista.

Há casos de produtores que já estão buscando a desmama precoce de bezerros, com dois a três meses de idade, para disponibilizar mais garrotes por ano para o mercado ou como estratégia para melhorar índices reprodutivos em vacas e novilhas primíparas e até mesmo em vacas de descarte, adiantando o abate dessas fêmeas. Em um caso de um cliente do zootecnista da Adames, o produtor adquire vaca parida e aparta já na chegada à fazenda, que tem dois mil hectares de pastagem em sistema de integração com lavoura. Assim, enquanto a vacada é terminada a pasto com suplemento proteico-energético com aditivo, a bezerrada é enviada para outro pasto, sendo suplementada com 1,00 kg de ração/dia durante 60 dias. Aos cincos meses, os bezerros mudam de dieta para outra com ração da linha Potencializado, servindo de adaptação até a hora de entrar no manejo comum da fazenda, quando aos sete meses entram no pastejo com proteinado. Os machos são vendidos para engorda e as fêmeas são terminadas dentro da própria fazenda. “Neste caso, esse manejo compensa se for comparado com aquele tradicional em que você desmama bezerro com sete a oito meses e coloca em um pasto ruim com sal mineral. Esse bezerro vai perder peso e demorar a recuperar. É por situações como essas que aumentaram as demandas por produtos nossos com minerais orgânicos, leveduras, probióticos e virginiamicina”, aponta Antônio Lúcio.

Leia também

Índices zootécnicos x índices financeiros na pecuária de corte

+ Peso de ouro - Como o cenário macroeconômico convergiu para um excepcional momento para produtores de proteína animal

+ Agropecuária em Rondônia: conjuntura favorece investimentos

+ Compra de bezerros: quanto se pode pagar por um produto diferenciado?

Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.