Sial 2014: Abiec promove carne bovina brasileira para o mundo

15 Oct 2014

Com um estande de 882 m², a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) estará presente na SIAL - Salon International de l'Alimentation, de 19 a 23 de outubro, em Paris, com diversas ações para promoção e divulgação da carne bovina brasileira, hoje exportada para mais de 150 países. A entidade é parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsável pela presença do Brasil no evento.

Completando 50 anos em 2014, a SIAL - www.sialparis.fr - é uma das maiores feiras de alimentos do mundo. Reúne 6.300 expositores, de 105 países, e recebe mais de 150.000 profissionais, entre atacadistas, varejistas, distribuidores, empresários e gestores, vindos de 200 países.

Um total de 13 empresas - JBS, Marfrig, Mataboi, Frisa, Frialto, Frigol, Mafripar, Xinguara, Plena, Barra Mansa, Minerva, Cooperfrigu e Estrela – estarão no espaço da ABIEC na SIAL, apresentando ao mundo a qualidade da carne brasileira, com degustações diárias. Para isso, a Associação e as empresas levarão a quantia recorde de 1.000 quilos de carne – entre picanha, filé mignon, miolo de alcatra e filé de costela, que serão servidas para os visitantes do estande brasileiro na feira.

Esta será a sétima participação da ABIEC na SIAL. Na última edição, em 2012, mais de 3.500 pessoas, entre autoridades brasileiras e internacionais, representantes de órgãos governamentais, dirigentes de empresas, empresários, importadores, circularam pelo estande da ABIEC durante o evento.

“A SIAL é o momento mais importante do nosso amplo calendário de eventos em 2014, com o objetivo de internacionalizar a carne brasileira. A feira parisiense é o ponto de encontro entre os diversos participantes da cadeia mundial da carne bovina e onde temos a oportunidade ímpar de divulgar, para um público altamente qualificado de todo o mundo, o potencial do produto brasileiro”, afirma Fernando Sampaio, diretor executivo da ABIEC.

BrazilianBeef
Ponto alto na SIAL será a renovação do convênio do Projeto Setorial BrazilianBeef entre a Apex-Brasil e a ABIEC. A assinatura será realizada no dia 20 de outubro, às 13:00, no estande da ABIEC.

Iniciada em 2001, a parceria entre Apex-Brasil e ABIEC tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 14 anos, já foram firmados seis projetos, com investimentos de mais de R$ 34 milhões, incluindo os recursos da Apex-Brasil e das próprias empresas, através da entidade. Para os próximos dois anos de convênio, serão investidos R$ 6,3 milhões para dar continuidade às ações de promoção de exportação da carne certificada brasileira.

Desde quando foi firmado o primeiro convênio com a Apex-Brasil, as exportações de carne bovina do Brasil cresceram mais de 530%, resultando no recorde de faturamento, em 2013, de US$ 6,7 bilhões. “O apoio da Apex-Brasil é de fundamental importância para realizarmos um trabalho de fortalecimento da imagem da carne bovina no exterior, que nos permite expandir mercados e ampliar os negócios por meio de ações dirigidas e focadas”, destaca Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

“A carne bovina é um setor prioritário para Apex-Brasil, pela importância para o país, pelo volume de tecnologia envolvida na sua produção e pelo volume exportado. É um setor que faz parte da história e da cultura da nossa sociedade. O trabalho a ser realizado pela ABIEC em SIAL valoriza demais a presença do Brasil em Paris”, diz Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

Túnel da Sustentabilidade
Outra grande atração que será promovida pela ABIEC e Apex-Brasil na SIAL 2014 é o Túnel da Sustentabilidade. Trata-se de um espaço que apresentará informações e dinâmicas interativas, onde os visitantes poderão conhecer as modernas técnicas de produção de carne bovina no Brasil, com destaque para suas características sustentáveis. A área contará com ferramentas altamente tecnológicas, que farão o visitante ter uma experiência imersiva em todo o processo de produção da pecuária brasileira.

Telas com menus interativos trarão informações sobre a carne brasileira com seus cortes e especificidades, as técnicas que melhoram a sua produtividade de maneira sustentável, dados e números da pecuária, além de um panorama geral deste setor no Brasil. Ao final da caminhada pelo Túnel, o visitante também poderá participar de divertidas dinâmicas, como montar um quebra-cabeça com os cortes do boi, além de receber um material informativo sobre o tema.

Carne gourmet – Brazilian Angus Beef Day
Uma das ações previstas para o próximo biênio do Projeto BrazilianBeef será voltada especificamente para a promoção da carne gourmet brasileira. Dentro desse contexto, a ABIEC e a Apex-Brasil firmaram uma parceria com a Associação Brasileira de Angus e vão promover o Brazilian Angus Beef Day, no dia 21 de outubro, na SIAL.

A iniciativa visa levar direto ao público do evento a experiência do consumo da carne Angus brasileira. Durante todo o dia, serão promovidas sessões de degustação da carne, além de exibição de vídeo e distribuição de material promocional sobre o produto.

“Contamos hoje com um dos maiores programas de certificação de carcaças do mundo, que é o Programa Carne Angus Certificada, que completou 11 anos de atividades em 2014. Temos no Brasil uma competitividade enorme na questão de preços no mercado externo, pois contamos com uma produção a pasto, sustentável e com fôlego para atender à demanda dos mais exigentes mercados do mundo”, enfatiza Paulo de Castro Marques, diretor presidente da Associação Brasileira de Angus.

“Nossa pesquisa de branding mostrou um ótimo espaço para a carne gourmet brasileira em alguns mercados, como Europa, alguns países árabes e China. A parceria com a Associação Brasileira de Angus nos ajudará na obtenção deste objetivo”, afirma Antonio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Brazil Beyond
Todas as ações no estande da ABIEC programadas para a SIAL 2014 também estão dentro do conceito que a Apex-Brasil está levando para o evento: a marca Brasil Beyond, que visa divulgar um país muito além dos estereótipos, das expectativas e dos valores já conhecidos pelo mundo. A marca pretende apresentar um país inovador, cheio de oportunidades e um forte parceiro comercial. Brasil BeyondFlavors, que estará em destaque na SIAL 2014, mostrará que o setor de alimentos e bebidas brasileiro traz também tecnologia, pesquisa, inovação e sustentabilidade.

Fonte: Abiec



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.