Campanha antipirataria disponibiliza site para denúncia anônima

22 Oct 2014

Site da campanha oferece sigilo para denunciar empresas e sites da Internet que comercializam produtos de uso veterinário ilegais. Iniciativa visa combater prejuízos que somados chegam a 15% do segmento de saúde animal, ou R$ 600 milhões anualmente.

As 17 entidades do setor de saúde animal* que apoiam a Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários criaram um site para combater os produtos ilegais. O site da Campanha está disponível em https://www.denuncieprodvetpirata.org.br e tem como principal objetivo permitir que produtos de uso veterinário piratas sejam investigados por meio de denúncia anônima. As delações serão encaminhadas às autoridades que fiscalizam o setor.

“O site de denúncia é uma das ações previstas para a Campanha. Todos ganham porque o denunciante terá a sua privacidade preservada. E, ao mesmo tempo em que a Campanha visa à conscientização, com o site teremos uma maneira eficiente de descobrir os produtos ilegais e a sua origem”, informa o vice-presidente executivo do SINDAN, Emilio Salani.

Na avaliação das entidades que apoiam a campanha, os produtos ilegais significam prejuízos para a saúde animal, saúde humana, para o produtor em geral e para a indústria veterinária. Lançada em nível nacional, a campanha busca reduzir o espaço dos produtos comercializados de forma ilegal, que hoje representam em torno de 15% do segmento de saúde animal, ou cerca de R$ 600 milhões anualmente.

Uma das funcionalidades do site é a consulta ao Compêndio de Produtos Veterinários em versão online, a ser disponibilizado em breve. “O Compêndio é a uma forma segura de verificar se o produto veterinário tem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que garante uma aplicação segura e eficaz nos animais”, explica Salani.

AS ENTIDADES PARTICIPANTES (OUTRAS SERÃO INCORPORADAS)
*ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne
ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio
ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal
APA – Associação Paulista de Avicultura
ASSOCON - Associação Nacional dos Confinadores
ASBRAM - Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais
CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
CRMV-RS - Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
CNPC - Conselho Nacional da Pecuária de Corte
FAESP – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo
FARSUL - Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
FONESA - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária
SBMV - Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária
SINDAN - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal
SINDIRAÇÕES - Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal
SRB – Sociedade Rural Brasileira

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.