Planuras, o olhar sobre um Pantanal inusitado

22 Nov 2014

"É um olhar poético das transformações de uma paisagem 'delirante', que se redesenha continuamente entre os opostos do ciclo das águas, resultando no nascimento de uma cultura singular na maior planície inundável do mundo: o Pantanal". Com essas definição, o cineasta Maurício Copetti apresenta sua mais recente e inédita produção, o filmensaio Planuras, que será exibido em pré-estreia na abertura do 2º FestCine América do Sul, no dia 30 de novembro, às 19h, na rede de cinemas UCI, no Shopping Bosque dos Ipês.

Filmado desde 2011, a pós-produção tem patrocínio da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e investimento do FIC-MS e mostra o movimento das cheias dos últimos anos com um discurso estético próprio, sem preocupação com a linearidade. Proporciona descobertas e reflexões sobre os aspectos culturais, históricos e sociais a partir de depoimentos que mais parecem devaneios do imaginário dos depoentes do que entrevistas tradicionais. “Eu não tenho compromisso em definir aquela paisagem. O filme não pretende ser uma ficção, mas não é um documentário com linguagem tradicional”, define o cineasta.

Contemporâneo e sem cronologia, Planuras impressiona pelas imagens que personificam os depoimentos em cenas de uma beleza singular. “Não é sobre fauna, flora ou o homem pantaneiro. O personagem central é a própria paisagem e sua composição: seu humor climático, seus sons, suas cores, sua cosmologia e as pessoas que estão integradas nela”, ressalta Copetti.

Nascido na cidade gaúcha de Ijuí, Copetti veio para Mato Grosso do Sul em 1992 e se fixou por aqui a partir de 1998, depois de uma temporada de vivência e estudos na Europa. Mauricio Copetti já é conhecido no Brasil e fora dele por retratar o universo pantaneiro. Entre suas produções, o primeiro foi o documentário Delta de Salobra que faturou quatro prêmios em festivais de cinema nacionais. A seguir, produziu o curta de ficção "Nanquim" e desde então também fotografou filmes de outros diretores e produziu, em associação com a BBC- Bristol, o telefilme "Raising Sancho".

Sobre Planuras, o cineasta diz que a produção vai surpreender quem pensa que já viu tudo sobre a planície.  A intenção, reforça, é provocar quem já desfruta de intimidade dessas paisagens e revelar o inusitado a quem não conhece. “Quero dar liberdade para que as pessoas tenham suas próprias visões, sem cair nos clichês e caricatos tão reproduzidos. Provocar reflexões sobre como iremos cuidar dessa paisagem tão singular e como nos relacionaremos com sua natureza em tempos modernos, quando homem e naturezadevem prosseguir em harmonia, tal como o Pantanal conseguiu ao longo dos séculos."

Para a Famasul, apoiar iniciativas como Planuras tem um apelo especial na medida em que – ainda que de uma forma muito própria – o filme mostra que o homem pantaneiro, com sua atividade pecuária, é parte reconhecida desse ambiente. “Com 84% da sua cobertura original, o Pantanal é o bioma mais preservado do País. O que demonstra que a presença do homem e da atividade pecuária se insere com harmonia nesse cenário. É importante mostrar isso”, avalia o presidente da entidade, Eduardo Riedel.

Serviço: 2º FestCine Vídeo vai de 30 de novembro a 07 de dezembro, na rede de cinemas UCI, no Shopping Bosque dos Ipês.  O filme Planuras será exibido em avant première, às 19h do dia 30. A entrada é franca.
 

Contemporâneo e sem cronologia, Planuras impressiona pelas imagens
que personificam os depoimentos em cenas de uma beleza singular

Fonte: Famasul



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.