Pecuária leiteira contribui para alta de 4,37% do Pib da Agropecuária

24 Nov 2014

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 4,37% nos oito primeiros meses de 2014, na comparação com o acumulado de janeiro a agosto do ano passado. O resultado foi impulsionado pelo segmento da pecuária, que cresceu 0,84% em agosto e acumulou alta de 6,36% neste ano, quando comparado aos mesmos períodos de 2013.

Números divulgados nesta segunda-feira (24/11) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que fez a estimativa em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostram que,  entre as atividades da pecuária, a que deve apresentar maior crescimento no faturamento anual é a leiteira: 17,13%.

O desempenho esperado é resultado de um cenário positivo que conjuga elevação dos preços e crescimento do volume produzido. Um dos destaques é o expressivo aumento da produção de leite nas regiões Sul e Nordeste em função das condições climáticas favoráveis, além do período de safra no Sul e do resultado dos investimentos realizados ao longo do ano.

Destaque também para o crescimento de 14,66% do PIB da bovinocultura de corte no acumulado do ano, resultado da elevação de 14,58% dos preços da arroba do boi gordo no período. A avicultura de corte é a única atividade deste segmento a registrar queda no faturamento até agosto de 2014. O recuo de 2,83% reflete a redução do preço do frango vivo.

O PIB do segmento primário agrícola caiu em agosto, mas seguiu em alta no acumulado dos oito primeiros meses do ano, com crescimento de 2,79%. O desempenho mensal reflete a queda nas estimativas de produção, associadas ao recuo dos preços previsto para o ano.

Fonte: CNA



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.