ASES lança cartilha com receitas à base de carne suína

10 Dec 2014

A Associação de Suinocultores do Espirito Santo (ASES) lançou, no último dia 25, em Vitória, Cartilha “O Sabor da Carne Suína: Receitas que são Artes” com 20 pratos à base da proteína. A publicação, apresentada durante o Salão dos Sabores, pretende conscientizar os consumidores sobre a qualidade do produto, além de mostrar receitas práticas e de fácil preparo. A iniciativa faz parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no estado.

As receitas contidas no guia foram elaboradas pelos estudantes do curso de gastronomia da Universidade Vila Velha (UVV) e selecionadas por meio do 2º Concurso Acadêmico: Receitas que São Arte, realizado pela UVV em parceria com a Ases, PNDS e Sebrae/ES.

A ação incentiva o consumo da carne suína, o preparo de pratos diferenciados e a valorização da culinária capixaba. “A carne suína é mais apreciada no mundo e vem conquistando adeptos no Brasil. Esse material servirá para disseminar ainda mais a nossa proteína”, disse o diretor executivo da ASES, Nélio Hand.

A cartilha lançada pela ASES reúne receitas práticas que poderão ser utilizadas no dia a dia como suininho no palito (Kafta), quibe suíno fit, coxinha de lombo suíno, minipolpetas de carne suína. O guia incluí ainda pratos que apostaram na junção de ingredientes diferentes dos utilizados normalmente, porém de simples preparo como o “premium pig burger”, o “coração suíno assado” e o “cubo suíno ao molho de melancia picante” que garantiram respectivamente a 1ª, 2ª e 3ª colocação para os estudantes que apresentaram a receita no concurso acadêmico.

Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a iniciativa da ASES amplia o trabalho de orientação do consumidor realizado pelo PNDS e parceiros. “A cartilha vai oferecer as pessoas a oportunidade de disfrutarem de um alimento que a cada dia vem despertando mais interesse entre os brasileiros, graças a sua comprovada saubabilidade, sabor e versatilidade”, informou.

O gestor do PNDS no Sebrae/ES, Thiago Martins, explicou que a ideia ao desenvolver a cartilha junto com a ASES e a UVV era também apresentar aos futuros chefs novos cortes suínos e chamar a atenção dos profissionais de gastronomia para a versatilidade da carne suína. “As receitas publicadas mostraram a diversidade de possibilidade de uso do produto. A criatividade e empenho empregados pelos estudantes resultou em um guia prático com pratos de preparo rápido e que vão atrair o interesse dos consumidores”, concluiu.

Fonte: ABCS



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.