Busca por melhora na segurança alimentar impulsionará agronegócio

10 Dec 2014

Em um momento em que, devido ao aumento populacional, o número de hectares per capita no mundo diminui gradualmente, podendo chegar a 0.4 em 2050, incentivar a inovação e a busca por novos caminhos para alavancar o potencial produtivo global é essencial. Na realidade, com medidas estratégicas para que as cadeias produtivas funcionem de forma eficiente não serão necessários mais que 0.3 hectares per capita para garantir a alimentação de 9 bilhões de pessoas em 2050.

De acordo com estudos do Rabobank, um dos fatores determinantes para a melhora da segurança alimentar é o aumento do investimento na pesquisa em agricultura e desenvolvimento, na capacidade de estocagem, em logística e em educação. São áreas complexas, que exigem abordagens únicas e que farão toda a diferença para atingir um novo patamar em qualidade e distribuição de alimentos no futuro. Ao destacar os aspectos positivos do agronegócio, jovens são atraídos e há o incentivo à criatividade e à modernização.

"O mundo está enfrentando enormes desafios na segurança alimentar. Trocar experiências e debater temas importantes como gestão profissionalizada, governança e sucessão, sustentabilidade, ciência, cadeia de suprimentos, Big Data, entre outros é essencial para o futuro do agronegócio global”, explica Fabiana Alves, diretora do Rural Banking no Brasil.

Ações de engajamento: F20 e Global Farmers Master Class
Tendo em vista a importância de promover o intercâmbio da experiência de cadeia produtiva de diversas regiões, o Rabobank reuniu a expertise de grandes produtores rurais do mundo todo em um evento realizado na Austrália, no último mês, chamado F20. O encontro contou com a participação de mais de 650 produtores rurais e outros profissionais ligados ao mercado de diferentes nacionalidades, incluindo brasileiros. Aproveitando o acontecimento do G20 naquele país, o F20 foi realizado uma semana após o Global Farmers Master Class 2014, conferência entre 40 produtores rurais clientes do Rabobank de diversos países para tratar de temas relacionados ao setor, e que também aconteceu em Sydney. Dessa forma, as questões imprescindíveis para a economia e para a sociedade foram discutidas unificadamente, em uma mesma cidade e durante um mesmo período.

“Compartilhar informações e pensar no futuro com líderes do agronégocio de várias partes do mundo representa uma oportunidade pessoal e profissional que é inigualável. Um tópico que considero importante é a racionalização do uso dos nossos recursos naturais: terra, água e minerais. Um tema amplo, com componentes econômicos, científicos e até mesmo éticos. Como grandes agricultores, não podemos ser passivos, precisamos ser proativos”, comenta Bruno Malcher, cliente do Rabobank Brasil.

Fonte: Rabobank



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.