Vaccinar apresenta tendências para os mercados de grãos e carnes

13 Dec 2014

Mais de cem profissionais do segmento do agronegócio pararam nos dias 12 e 13 de novembro para participar do 2º Workshop Vaccinar Fábrica de Rações, em Foz do Iguaçu. Realizado e organizado pela Vaccinar, o evento apresentou temas essenciais para a compreensão do mercado atual e futuro e se destacou por sua organização e comprometimento com a satisfação dos presentes. A representatividade do público, composto por pessoas fundamentais do mercado da Região Sul e do Paraguai, bem como os contatos com o Agronegócio Brasileiro e da América do Sul foram identificados como pontos-chaves do encontro.

Para Osler Desouzart, consultor da OD Consulting, o evento, dirigido e organizado para um público específico, mostrou-se particularmente útil para os participantes. “Quem lá esteve, saiu mais enriquecido”, assegura. Ao discorrer sobre os cenários e perspectivas do mercado de carne e de leite, o consultor despertou o interesse, na medida em que apresentou comparações, cenários, resultados e perspectivas. Desouzart assinalou que existem no mercado fatores que merecem atenção, tanto no que diz respeito a oportunidades quanto no que se refere a ameaças. Destacou que os grãos devem permanecer com preços atraentes até 2016. Além disso, enfatizou que o país, embora seja uma potência em carnes, precisa melhorar no que diz respeito à produção de leite. Particularmente, sublinhou como ponto importante da explanação a expectativa de que ocorra um crescimento de 60 mil tm adicionais de carne no mundo até 2022, quando haverá uma demanda da mesma ordem, e as carnes serão produzidas.

Como relação ao mercado de grãos, um dos pontos de mais interesse do evento, Dilvo Grolli, Gestor da Coopavel, destacou o significado do agronegócio para o Brasil. Para isso comparou a distribuição do PIB do setor com os demais. No que diz respeito ao mercado de grãos, a região que mais produz no país é a centro-oeste, seguida pela região sul. Dilvo ressaltou que o agronegócio é a principal atividade da economia brasileira, representando na atualidade, 22,5% do PIB, 30% dos empregos e 41% das exportações. Outro aspecto destacado pelo consultor é a liderança brasileira na exportação de carne de frango e de boi. Segundo Grolli, o Brasil poderá expandir em 200% a produção e a exploração nos próximos 40 anos, isso sem explorar as reservas ambientais. Para o gestor as principais vantagens competitivas do Brasil são terras disponíveis, clima favorável e tecnologia. Como problemas, destaca a logística e a burocracia.

Ao falar sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), Everton Krabbe, Gestor da Embrapa, Engenheiro Agrônomo e PHD em Nutrição Animal, destacou que são objetivos da BPF assegurar que os requisitos mínimos de higiene sejam cumpridos; obter a integração entre todas as áreas da empresa e garantir que todas sejam providas da infraestrutura necessária; buscar constantemente a qualidade dos produtos durante todas as fases da produção; reduzir desperdícios e trabalhar com segurança. Enfatizou, particularmente, a necessidade de controlar a matéria-prima na fábrica de ração ressaltando que não se obtém uma ração de qualidade sem o rígido controle dessa matéria-prima.

O êxito alcançado pelo workshop é por si só fator que justifica sua duplicação em 2015. O compromisso da Companhia com a atualização dos produtores e técnicos faz com que ela traduza objetivos e metas em eventos identificados com seu padrão de qualidade. Desse modo, contribui para que técnicos e produtores se mantenham atentos a aspectos importantes da produção e ainda enfatiza seu comprometimento com o negócio, com as pessoas e com o mercado. Assim, se sente realizada e alinhada com os objetivos dos seus clientes, concordam João Ricardo Colares, Gerente Nacional de Vendas, e Geraldo Francisco, Gerente Comercial de Aves da Vaccinar.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.