Planejamento proporciona crescimento de 30% à Vaccinar

29 Jan 2015

O ano de 2014 está marcado como um período de mudança na história da Vaccinar. Avaliado como muito bom pelo corpo diretivo da empresa, é considerado como de estabilização do nível de controle dos negócios. Em decorrência do planejamento e estratégias adotadas, a companhia alcançou um crescimento de mais de 30% em termos de receita em relação a 2013 e se consolidou como organização competitiva, comparável às maiores do segmento.

“Esse resultado grandioso tem muito a ver com o processo de planejamento”, explica Danielle Gillis, Diretora de Planejamento e Assuntos Estratégicos. Antecipando-se às questões de mercado e às necessidades do cliente, preocupando-se com infraestrutura e logística eficiente e, ainda, destacando-se pela qualidade, a Vaccinar assegurou um desenvolvimento que lhe permitiu dobrar de tamanho nos últimos quatro anos.

Para isso, ações que possibilitam à empresa avançar sistematicamente rumo a seus objetivos são o alicerce do processo. Desse modo, investimentos em infraestrutura, pesquisa e recursos humanos têm sido a tônica que movimenta continuamente o sistema. Entre as realizações mais marcantes sobressaem-se, por exemplo, modificações na Unidade de Bom Despacho e Martinho Campos, com ampliações do espaço de armazenagem, modernização do processo de expedição e aumento da capacidade produtiva. Capacitação e treinamentos visando à manutenção de um quadro de colaboradores talentosos e comprometidos com a qualidade foi outro foco dos investimentos.

De acordo com Gillis, o planejamento possibilitou a conquista de grande parte do que foi objetivado maximizando os resultados pelo melhor aproveitamento das oportunidades. Ele proporcionou, por exemplo, a correta seleção dos investimentos por meio do mapeamento das possibilidades, por isso a gente vem crescendo, mas precisamos contar com a estrutura necessária para atender à demanda criada”, acrescenta. “Assim, além de fábricas funcionando com total qualidade é preciso contar com gente capacitada e treinada”, sublinha. 

O objetivo da empresa continua ser dobrar de tamanho, mas agora em três ou, no máximo, em quatro anos. Para isso, criar condições que assegurem o desenvolvimento é essencial. De olho no futuro, a Vaccinar pretende investir em novas fábricas, prioritariamente, nas regiões Sul, Centro Oeste e Nordeste, áreas consideradas estratégicas para o atendimento e comercialização dos produtos. Assim, novos projetos para otimização do sistema, contratos e processos internos são implantados continuamente com a finalidade de gerar produtividade e agilidade às operações.

Nesse contexto, a Diretoria Comercial tem papel estratégico. Segundo Júlio Pinto, Diretor Comercial, para sustentar essa taxa de crescimento arrojada, é preciso contar com uma equipe gerencial de primeira qualidade na área Comercial, pessoas capazes de selecionar, contratar, treinar e capacitar uma equipe de mais de 130 representantes para vender soluções e não apenas produtos. “Trata-se realmente de aplicar tecnologia a campo”, explica. “E isso é um dos pontos fortes da Vaccinar. É sem dúvida a melhor do mercado”, assegura.  Julio conta que para tornar o processo decisório ainda mais rápido e encurtar a distância entre a empresa e o mercado, a partir deste ano, a Companhia reduziu os níveis hierárquicos em seu organograma e na prática. 

Continuando, o gestor acrescenta que a empresa deseja se manter cada vez mais próxima dos clientes e prospectos, e que essa é a melhor forma de identificar e entender as necessidades do cliente. Trabalhando em conjunto com a equipe técnica, essas necessidades, rapidamente, são materializadas em soluções, representadas por produtos e programas que proporcionam melhores resultados zootécnicos e alavancam o negócio do cliente. Conceitos como o HD (High Definition) praticamente em todas as linhas; Nutrição de Precisão; Rações Iniciais Completas; Aditivos e Suplementos de última geração são levados ao mercado por uma equipe de venda técnica especializada e comprometida com a qualidade da empresa. 

Do mesmo modo, no processo de consolidação das mudanças, a Diretoria Administrativo-Financeira agrega conhecimentos que contribuem significativamente para a concretização das metas. Desde 2013, o setor mantém seu foco na reestruturação das atividades no que diz respeito à apuração dos resultados e à melhoria dos processos.

Fátima Araújo, Diretora Administrativo-Financeira da Vaccinar, considera que ao desempenhar atividades de melhoria contínua dos processos e gestão dos recursos financeiros, a área contribui para sustentar o crescimento da Companhia. A Diretora complementa que o setor existe para controlar e subsidiar os recursos financeiros para manter os negócios nos patamares desejados e assegurar informações de qualidade para os sócios e demais interessados.

Não é por acaso que a Vaccinar conseguiu dobrar de tamanho duas vezes em oito anos e tem a ousadia de planejar dobrar novamente nos próximos três. Isso acontece porque inovação em tecnologia de nutrição, investimentos em processos produtivos e gerenciais e, principalmente, capital humano de qualidade, treinado, capacitado, motivado e comprometido são os pilares que possibilitam concretizar os objetivos. “Em curto prazo, seremos líderes do mercado de nutrição no segmento de premixes”, prevê Julio Pinto.  

Fonte: Divulgação



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