Avaré recebe novamente importante evento do cavalo Crioulo

24 Feb 2015

Pelo segundo ano consecutivo o município de Avaré (SP) vai receber a classificatória de uma das mais importantes competições da raça Crioula. O Passaporte para a Morfologia, que terá sua final em Esteio (RS), durante a Expointer, será realizada junto a mais uma edição da Expo Nelore, no Recinto de Exposições Fernando Cruz Pimentel, entre os dias 6 e 8 de março.

A abertura da temporada de passaportes é organizada Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A expectativa dos promotores é ao menos repetir o número de 80 animais que estiveram na edição passada. Conforme o presidente do Núcleo, Edmond Fahrat, o objetivo é consolidar de vez a entrada do cavalo Crioulo em São Paulo. Lembra também que os animais participantes em 2014 mostraram grande qualidade no prosseguimento da competição. "Ano passado tivemos animais de excelente qualidade onde animais que foram para a grande final foram bem colocados", observa.

Fahrat salienta também o apoio da organização da Expo Nelore na difusão do cavalo Crioulo para os participantes do evento. "O Nelore é a raça do Brasil. Estamos em uma exposição onde vamos dividir pista com esta raça, sendo vista pelos grandes criadores. E o cavalo Crioulo é uma raça com habilidade, docilidade e rusticidade para trabalhar junto com o Nelore", ressalta.

Para o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, realizar o evento junto com a Expo Nelore é uma grande oportunidade de divulgação junto aos principais criadores desta raça no país e a ideia é difundir o cavalo Crioulo com esse público. "A criação do Nelore comercial é uma criação extensiva em grandes áreas. O Nelore é um animal mais rústico e isso faz com que exista uma necessidade maior do cavalo como instrumento de trabalho. Temos certeza que teremos uma expansão muito grande no cavalo para trabalho. É um cavalo resistente e sentimos a satifação do peão que ele está aceitando o Crioulo", reforça.

Além da exposição será realizada mais uma edição da Oficina Fotográfica com foco em provas morfológicas. O curso será conduzido, novamente, pelos fotógrafos Felipe Ulbrich e Eduardo Rocha, ambos com larga experiência na fotografia do meio rural.

A região Sudeste teve crescimento de 6,8% no número de animais no ano passado em relação à 2013 e conta hoje com um plantel de 12,2 mil cavalos Crioulos. A maior parte está no estado de São Paulo, que tem 9,42 mil animais e teve um aumento de 7,8% na manada. No Brasil, a alta registrada, segundo a ABCCC, foi de 7,3% em 2014 se comparado ao ano anterior.

Fonte: ABCCC



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.