Senar investe no programa Cana Limpa em Paracatu-MG

25 Feb 2015

Com o objetivo de capacitar mão-de-obra do setor sucroalcooleiro, o Programa Cana Limpa envolve todas as etapas da cadeia produtiva. A iniciativa do Senar Minas se preocupa também em promover um resgate social da dignidade do trabalhador, por meio da qualificação profissional, resultando num sistema de produção livre de impurezas, desenvolvido com trabalho limpo, bem feito, explorado sem agressão ao meio ambiente e executado de forma digna e profissional.

Logo após ser fundada, a Destilaria Vale do Paracatu e Agroenergia Ltda teve a oportunidade de capacitar e treinar seus funcionários através dos cursos do Senar Minas. “Tudo começou quando a Destilaria começou a ser construída em Paracatu e nos prontificamos em disponibilizar nossos treinamentos”, conta a mobilizadora do Sindicato Rural de Paracatu, Benedita Aparecida de Oliveira.

Através deste programa, é que os trabalhadores da Destilaria de Paracatu são capacitados desde o corte da cana até a produção de álcool e energia. Segundo a líder de segurança do trabalho da indústria, Mírian Santos, uma boa parte dos quase 1000 funcionários já receberam os treinamentos do Senar. “Damos preferencia para o Senar porque eles tem um cuidado especial com o funcionário e torna-os capacitados. Se nosso funcionário foi treinado pelo Senar confinamos nele”, completa ela.

Os principais cursos solicitados são das áreas de Mecanização Agrícola, Aplicação de Agrotóxicos e Prevenção de Acidentes. “Os aprendizados influenciam muito no setor agrícola, na qualidade da preparação do solo para o plantio da cana, mas são fundamentais também na indústria”, explica Mírian Santos.

Em março deste ano, estão aprovadas três turmas para o curso de Espaço Confinado e Trabalho em Altura. “Esses e todos os outros treinamentos contribuem para o crescimento e desenvolvimento da empresa que é de grande importância econômica e social na região”, destaca o gerente regional do Senar Minas em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Fonte: Faemg



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.