Brasil deve produzir 93,1 mi t de soja no ciclo 2014/15, diz INTL FCStone

04 Mar 2015

Após o clima irregular verificado em janeiro deste ano, que atingiu principalmente os estados produtores de soja de Goiás e Minas Gerais, os números de produtividade começam a se consolidar. Na revisão de março da estimativa da safra de soja no ciclo 2014/15 a INTL FCStone fechou produção da oleaginosa em 93,1 milhões de toneladas, retornando ao projetado no início deste ano. Em fevereiro a consultoria estimou produção total brasileira em 92,8 milhões de toneladas, devido aos impactos climáticos.

Os cálculos deste mês tiveram como base o incremento verificado no rendimento do segundo e terceiro maiores estados produtores de soja, Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente, que contaram com condição favorável ao desenvolvimento das lavouras. ‘No Rio Grande do Sul, a colheita está apenas no início, mas a situação no campo é muito otimista. O clima contribuiu para o crescimento saudável das plantas em todas as fases de desenvolvimento e a produtividade média esperada é de 2,90 ton/ha, com produção recorde de quase 15 milhões de toneladas’, destacou a consultoria em relatório.

No Mato Grosso, maior estado produtor da oleaginosa, a produtividade se manteve inalterada em relação à estimativa anterior, o que resulta em pouco mais de 27 milhões de toneladas produzidas. Já em Goiás, estado prejudicado pelas altas temperaturas e pela redução no volume de chuvas, o potencial produtivo da lavoura foi agravado. A média de precipitação acumulada do mês de janeiro deste ano na localidade ficou muito abaixo do valor histórico para o período, de 189 mm. ‘Há casos de perda total da área plantada na maior região produtora, o sudoeste do estado. Com isso, a produtividade média esperada foi reduzida novamente, para 2,70 ton/ha’, resumiu.

A falta de precipitações sinalizou estado de alerta na reta final da soja, especialmente durante o período de enchimento do grão. ‘No Mato Grosso do Sul o clima nesta temporada foi menos chuvoso, especialmente no mês de janeiro, época crucial para alcançar o pleno potencial de produtividade das plantas’, explica. O estado deve atingir 2,90 ton/ha de oleaginosa, nível abaixo do verificado no ano passado.

Ajustes nos ciclos de verão e de inverno aumentam previsão da INTL FCStone para o milho
A revisão da área plantada de milho e também da produtividade aumentaram a expectativa da consultoria INTL FCStone para a  produção do cereal na safra 2014/15. De acordo com a revisão de março, deve ser atingido pouco mais de 29 milhões de toneladas no ciclo de verão, após leves ajustes na área e no rendimento da região Sul do país. Em fevereiro, o número apresentado estava em 28,7 milhões de toneladas.

Como os preços do milho estão em níveis mais elevados, a área e a produtividade da segunda safra também foram ampliadas, puxando a produção estimada patra cima, ficando em 45,9 milhões de toneladas. Apesar do avanço projetado, a consultoria ressalta as consequências da irregularidade climática na produção do cereal. ‘Com os atrasos no plantio da soja e também na colheita, em decorrência do excesso de chuvas em algumas regiões em fevereiro, parte do milho deve ser cultivado fora do período ideal’, disse em relatório.

A INTL FCStone ainda afirma que muitos produtores têm a intenção de cortar investimentos, buscando diminuir custos e correr menos riscos em meio às incertezas climáticas.

Fonte: INTL FCStone



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.