Aprosoja realiza visitas técnicas às lavouras de Mato Grosso

05 Mar 2015

Uma equipe técnica da Associação dos Produtores Rurais de Mato Grosso (Aprosoja) está percorrendo o Estado para verificar as condições das lavouras de soja e milho. O diretor técnico, Nery Ribas, o fitopatologista José Tadashi, e o pesquisador da Embrapa Soja, César de Castro, visitaram na semana passada dez propriedades rurais nas regiões Oeste e Norte de Mato Grosso.

De acordo com o diretor técnico, a visita foi uma grande oportunidade para levantamento de demandas e avaliação dos sistemas de produção, principalmente integração lavoura-pecuária. Eles observaram também o impacto da estiagem no início do plantio e, como consequência, colheita tardia e alteração no planejamento da segunda safra. “Ainda verificamos a alta incidência de percevejos no final do ciclo da soja. Já as doenças estão monitoradas e sob controle”, revela Ribas.

A logística precária, novamente, foi destaque nas viagens pelo interior de Mato Grosso. “A MT 170 está sem condições de trafegabilidade, ainda mais com alto tráfego de caminhões boiadeiros, com soja e carros e ambulâncias da região”, informa o diretor da Aprosoja. Segundo ele, o ponto mais crítico é o início da rodovia estadual, no entroncamento com a BR-364 até Brasnorte.

Com o foco em repensar o sistema produtivo, a participação da Embrapa Soja neste ciclo de visitas foi fundamental para conhecer as demandas de pesquisas dos produtores rurais. “Além disso, a associação conseguiu se aproximar dos agricultores levando informações sobre os projetos Soja Plus e Referência”, diz Nery Ribas.

A colheita de soja está avançando nestas regiões, mas o excesso de chuva atrapalha o trabalho das máquinas nas lavouras. Os relatos também foram referentes aos bloqueios feitos nas rodovias pelos caminhoneiros naquela semana. “Ouvimos que houve aumento do frete, atraso na entrega de óleo diesel e a preocupação com a entrega de soja nos armazéns”, relata o diretor técnico. A equipe técnica também participou da Jornada Técnica Agrodinâmica, realizada em Deciolândia, distrito de Diamantino.

Durante toda esta semana, as visitas técnicas continuam nas regiões Sul e Leste, com o dia de campo da Dalcin Consultoria na sexta (06), em Nova Xavantina.

Fonte: Aprosoja MT



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.