Agrosolidário: ações do projeto serão expandidas em 2015

05 Mar 2015

O projeto AgroSolidário, criado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) para contribuir com projetos sociais e divulgar a soja e o milho como alimentos essenciais à saúde, já está com a programação de 2015 em prática. Uma de suas principais atividades, a distribuição de bebida de soja, atende 7,7 mil pessoas em 27 municípios de Mato Grosso e será expandida neste ano. Só em janeiro e fevereiro, mais de 107 mil litros da bebida de soja foram distribuídos em Mato Grosso.

Os beneficiários do projeto são integrantes de escolas, creches, associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), hospitais e unidades de reabilitação de dependentes químicos, que recebem caixas com pacotes da bebida em pó para serem diluídas. E as instituições não se limitam a dar apenas a bebida para seus usuários: algumas estão inovando.

“Muitos fazem bolos, sorvetes, sobremesas. Um exemplo é um projeto de Rondonópolis que atende cerca de mil andarilhos da cidade. A principal sobremesa deles é o picolé feito à base da bebida de soja, que não pode faltar”, conta a coordenadora do AgroSolidário, Patrícia Pasqualin, a Tuka.

Outra iniciativa que também será ampliada neste ano é a Cozinha Experimental da Soja, que já é ofertada a estudantes e moradores do bairro Sucuri, em Cuiabá, por meio da Associação Criança Feliz (Acrife).  Os “alunos” da cozinha aprendem a fazer receitas à base de produtos de soja para introduzi-los na rotina da alimentação. “Mostramos que comer à base de soja é fácil, barato e saudável”, completou Tuka.

A primeira aula do projeto neste ano será no próximo dia 11/03, com 30 alunos das 7ª e 8 ª séries da Escola Municipal Hilda Caetano. Porém, as atividades serão levadas para outras comunidades carentes de Cuiabá e do interior. A programação inclui uma aula por mês até novembro.

ARTE - O Instituto Flauta Mágica, que apoia 800 crianças carentes de Cuiabá para terem formação musical – flauta doce e coral - e aulas de ballet, é outro projeto que tem a Aprosoja como parceira por meio do AgroSolidário. Em 2015, não será diferente. A entidade segue patrocinando a contratação de professores e a manutenção do Instituto.

“Os professores, formados pelo Instituto, já estão dando aulas em outras escolas. A programação de apresentações dos grupos é periódica e já está sendo preparada para os próximos dias”, informou Tuka.

Saiba Mais
Entidades interessadas em receber a bebida de soja podem entrar em contato com a Aprosoja por e-mail (agrosolidario@aprosoja.com.br).

Fonte: Aprosoja MT



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.