Jovemcoop discute gestão eficiente nas propriedades rurais

30 Mar 2015

As turmas do Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop) do oeste e planalto norte catarinense participam, neste mês, do 8º módulo da formação, que aborda o tema “Análise de Resultado na Gestão Rural”. O programa teve início no segundo semestre de 2014 e é desenvolvido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop), em parceria com o Instituto Caminhare, de Florianópolis.

No oeste, a formação conta com a participação de filhos de associados da Cooper A1 (Iporã do Oeste), Auriverde (Cunha Porã) e Cooperitaipu (Pinhalzinho). No planalto norte, as turmas são formadas por jovens de Canoinhas e Porto União, filhos de associados da Cooperalfa.

O objetivo desta etapa é transmitir conceitos e técnicas de gestão para racionalizar tempo, investimentos, mão de obra e aumentar os lucros e a qualidade de vida. “Nesta fase, os jovens aprendem que colocar em prática as técnicas de gestão rural são determinantes para o sucesso de um empreendimento. Geralmente, o que ocorre na agricultura é que os empresários rurais trabalham muito e, na maioria das vezes, com pouco êxito. São necessárias algumas atitudes que, aliadas ao esforço físico, sejam traduzidas em resultados econômicos”, destaca o instrutor Ivan Brustolin.

Para conferir na prática os resultados da gestão dos empreendimentos rurais, os jovens vinculados à Cooper A1, foram até duas propriedades associadas à cooperativa. As visitas foram realizadas nas propriedades dos irmãos Roberto e Eduardo Rossa e do associado Lécio Orth, em Iporã do Oeste. O trabalho prático foi acompanhado pelos coordenadores do programa na Cooper A1, Luisa Jaehn Kollmann e Lucinei Rodrigo Bohn, além do representante do Sescoop/SC, Nerivaldo de Assis Silva, do Instituto Caminhare, Ivonez Xavier e do instrutor, Ivan Brustolin.

Criado pelo Sescoop Nacional, o programa é desenvolvido em Santa Catarina com 196 horas de formação e finalizará no mês de julho de 2015.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.