Programa do SENAR garante sucessão familiar em propriedade do MT

16 Apr 2015

Até o início de março o produtor rural Benedito Gonçalo Curvo pretendia vender a sua propriedade de 555 hectares, no município de Nossa Senhora do Livramento (MT), porque não vislumbrava uma saída para manter o negócio da família. Mas a solução estava dentro de casa. Assim que a sua filha Karolynne de Campos Curvo, de 22 anos, começou a participar do Programa Negócio Certo Rural (NCR) e ele viu o interesse dela pela produção na propriedade, as propostas de compra da Fazenda da Lagoa passaram a ser recusadas.

Agora as intenções são bem diferentes. Com o entusiasmo e a vontade de permanecer na atividade da filha, Curvo – também conhecido como Neto da Lagoa, pois ele nasceu na propriedade – pretende colocar em prática o plano de negócios sobre semiconfinamento elaborado por ela durante o NCR. Além disso, a área que atualmente trabalha com gado de leite e corte deverá abrir espaço para outras atividades, como a piscicultura.

“Por falta de alguém com vontade de continuar as atividades, o meu pai perdeu o interesse em trabalhar e investir. Assim que comecei a participar do Negócio Certo Rural, ele viu o meu interesse e me ajudou a montar um projeto nosso. A partir disso, ele começou a fazer os investimentos necessários para a execução e eu, vendo a alegria e entusiasmo dele, me entusiasmei também”, conta ela.

Para Karolynne, que também cursa Economia e Gestão Pública, o NCR foi importante principalmente porque mostrou que uma propriedade rural pode gerar lucro e que o maior investimento o proprietário já tem: a terra. “Hoje estou sempre na propriedade acompanhando as atividades, porque sei que não preciso procurar emprego na cidade. Eu posso tirar minha renda da propriedade da minha família”, ressalta.

O NCR é um programa realizado pelo SENAR, em parceria com o Sebrae, que tem como premissa estimular o empreendedorismo e a gestão eficaz da empresa rural. Além de cursos presenciais, o programa é oferecido na modalidade a distância pelo SENAR e é totalmente gratuito.

Fonte: Senar



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.