Suplementação a base de nitrogênio potencializa eficiência ruminal

20 May 2015

A escassez de nutrientes nas pastagens durante a estação da seca, que inicia entre os meses de abril e maio e se estende até outubro, desafia os produtores bovinos na manutenção do desempenho dos rebanhos.  As temperaturas mais baixas e a redução nas chuvas fazem com que a pastagem passe da cor verde para amarela e perca o teor necessário de proteína, que é essencial aos microorganismos do rúmen. Referência na área de nutrição e saúde animal, a Alltech possui uma solução que favorece a eficiência da produção a partir do uso de fonte de nitrogênio não protéico (NPN). A aplicação do Optigen mantém o constante fornecimento de nitrogênio no rúmen do animal, o que permite um melhor equilíbrio com os outros ingredientes da dieta.

“O Optigen tem inúmeros trabalhos de pesquisa e mais de 10 anos de mercado. A lenta liberação da proteína na forma de NPN dentro do rúmen favorece melhor eficiência do uso da pastagem, aumentando o ganho de peso”, destaca o gerente nacional de Bovino de Corte da Alltech do Brasil, Amaury Valinote. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aproximadamente 95% da produção de carne do país se concentra nas pastagens, mais de 80% do rebanho é de corte e cerca de 5% é produzida em regime de confinamento. Isso significa que a atividade possui um alto potencial de crescimento e a necessidade é real de investir na nutrição dos animais para acompanhar a demanda do mercado de forma eficiente.

“Manter uma alimentação adequada é de fundamental importância, tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico”, destaca o gerente técnico de ruminantes da Alltech para a América Latina, Winston Giardini. As estimativas são de que, em um sistema de produção de leite, a alimentação do rebanho tem um custo efetivo representativo, podendo chegar até 70% com os animais em lactação. Durante o processo de criação é preciso fornecer nutrientes às bactérias ruminais, assim como níveis adequados de Proteína Degradável no Rúmen (PDR) em conjunto com fontes de energia de alta qualidade, de forma que elas os utilizem com eficiência, resultando em maior produção de leite.

Ganho

A alimentação representa o principal custo da atividade, por isso, a utilização de recursos como a suplementação está entre as alternativas mais utilizadas pelos produtores e nutricionistas para buscar a melhor relação custo/benefício das dietas. “Temos conhecimento da realidade do mercado e o Optigen foi justamente pensado para atender a esta demanda, já que nenhum outro ingrediente havia demonstrado capacidade de controlar a liberação de amônia (N-NH3) no rúmen, assim como acontece com as fontes vegetais”, destaca Valinote.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.