Programa Carne Angus: oportunidade a pecuaristas de Santana do Livramento

21 May 2015

Pecuaristas da região de Santana do Livramento (RS), na Fronteira gaúcha, reúnem-se no próximo dia 25 de maio (segunda-feira) para debater as oportunidades oferecidas pelo Programa Carne Angus Certificada. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Angus, do Núcleo de Criadores de Angus e Brangus de Livramento e do Marfrig e será realizado na sede do Movimento Nativo Coxilha de Sant’Anna, dentro do Parque da Associação Rural, a partir das 19h.

Segundo o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, o encontro busca mostrar aos pecuaristas as vantagens comerciais da utilização da genética Angus para produção de carne de qualidade. Sem custo de adesão, o Carne Angus Certificada oferece bonificação aos pecuaristas que entregarem animais Angus ou Cruza Angus aos frigoríficos credenciados dentro dos padrões do Programa, como idade de abate e terminação de carcaça. "A região da Fronteira-Oeste possui excelente potencial para produção de animais Angus e Cruza Angus", acrescentou Medeiros.

A coordenadora regional do RS do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, informa que o evento será um momento para os pecuaristas tirarem suas dúvidas sobre a política de bonificações e avaliação de carcaça. “Os criadores criam expectativa sobre quais animais do lote receberão bonificação e, muitas vezes, não têm a clara compreensão dos padrões exigidos e critérios de classificação”, pontua.  No evento da próxima semana, a Angus pretende esclarecer essas dúvidas e expor aos pecuaristas os detalhes da política de bonificação. Uma das palestras mais aguardadas é a do gerente de fomento do Marfrig RS, Diego Brasil, que falará sobre resultados e perspectivas do programa. “Ao longo de seus 12 anos, o programa tem obtido grandes resultados no RS. No início, tínhamos grande diferença de padrão racial, mas temos conseguido melhorar a padronização dos animais de abate no Estado. E o interesse na região de Livramento também tem crescido”, acrescenta Ana Doralina Menezes. 

Na ocasião, serão apresentados detalhes sobre a classificação de carcaças e destacadas ferramentas para aumento de rentabilidade aos participantes do Programa Carne Angus. Atualmente, o programa opera com quatro frigoríficos credenciados no RS, sendo dois deles do grupo Marfrig (Bagé e São Gabriel), o Frigorífico Silva, em Santa Maria, e Cotripal, em Panambi.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.