Senar Goiás reforça parceria com Usina Jalles Machado

25 May 2015

Com o objetivo de reforçar parcerias em prol da capacitação da mão-de-obra do setor sucroenergético, uma comissão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) visitou a Usina Jalles Machado, em Goianésia, na última semana. Apoiados pelo Sindicato Rural de Goianésia, a usina apresentou os números dos últimos cinco anos, que representam a maior parte da capacitação do setor realizada na região.

Do ano de 2011 até março de 2015, a parceria promoveu a capacitação de 7.032 trabalhadores rurais, funcionários da Jalles ou pessoas da comunidade. Ao todo, foram realizados 510 turmas de aplicação de defensivos agrícolas, colhedora de cana, operação e manutenção de máquinas e sistemas de irrigação, entre outros 15 diferentes cursos.

Bento Paulino coordena cursos e treinamentos oferecidos pelo Senar na unidade industrial. Foto Fredox Carvalho“A parceria com a Jalles é fundamental para a capacitação da mão de obra em Goianésia, que vive essencialmente da cana-de-açúcar. A forma como a usina trabalhar a gestão dos seus recursos humanos serve de modelo para muitas empresas”, afirmou o presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner.

Parceria duradoura
Desde 2011, a Jalles Machado conta com o trabalho do ex-instrutor do Senar, Bento Paulino da Silva. Ele foi contratado pela usina para coordenar os cursos e treinamentos oferecidos pelo Senar na unidade industrial. Otávio Lage de Siqueira Filho, diretor presidente da usina, explicou porque o grupo investe pesado em capacitação de mão-de-obra.

“Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de crescer e, para isso, elas precisam de qualificação. Nós agradecemos muito pela parceria e estamos à disposição para aperfeiçoar nossas ações”, afirmou Otavinho, filho de Otávio Lage, fundador da usina conhecido por seu espírito empreendedor.

Para Bento Paulino, o trabalho que ele realiza é uma forma de garantir a eficácia dos treinamentos e a própria sustentação do setor. “Hoje só vai bem o setor que pensar em investimento em capacitação de mão-de-obra. É preciso investir em parceria que possibilita formar o trabalhador que a indústria vai precisar. A parceria com o Senar é algo que eu trato no meu sangue, como instrutor bem reconhecido que fui, assim como todos os colegas que hoje estão na instrutoria”, afirmou o coordenador.

Jalles Machado
A usina foi fundada há 30 anos e hoje emprega diretamente 3,7 mil pessoas. Além de capacitação profissional, os colaboradores recebem benefícios como transporte, plano de saúde e escola para seus filhos. José Vitor Monte da Silva é um dos colaboradores da indústria que hoje ganha mais que o dobro do que recebia quando trabalhava em outros serviços rurais. “Hoje eu não me vejo trabalhando em outro lugar, com outra coisa. Depois de ingressar na usina em 2013, eu tive a oportunidade de fazer muitos cursos e isso me fez aperfeiçoar e hoje sou operador de colhedora de cana”, se orgulha José Vitor, que contou que, em Goianésia, ser operador de colhedora de cana-de-açúcar é ter um cargo de grande status.

Para o chefe do departamento técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique Silva, o exemplo de José Vitor e de tantos outros trabalhadores de Goianésia são a prova de que a missão institucional da entidade está sendo cumprida com a contribuição de parceiros exemplares. “A parceria é importante porque é por meio da atuação da Jalles e do Sindicato Rural de Goianésia que a gente consegue chegar ao nosso público. Os números de Goianésia são referência para o Estado e para o Brasil”, afirmou Flávio Henrique.

“A Jalles é a maior parceira do sindicato e do Senar em Goianésia. A indústria leva as máquinas para o parque de exposições para que possamos treinar não só os trabalhadores da usina, mas também de toda a comunidade”, enalteceu o presidente do Sindicato Rural de Goianésia, Abel Ribeiro dos Santos.

Fonte: Faeg



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.