Apresentações de resultados de pesquisas da Fundação MS continuam em junho

29 May 2015

A Fundação MS, em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) continua em junho com as apresentações de resultados de pesquisas sobre a safra de soja 14/15. O circuito passa por Sidrolândia (03/06), Rio Brilhante (10/06), Bonito (11/06) e Figueirão (19/06). O objetivo é esclarecer dúvidas dos produtores rurais sobre o manejo de nitrogênio, fertilidade do solo e controle de doenças nas plantas, por meio dos estudos realizados ao longo do ano pela instituição.

Manejo de pragas e doenças será um dos assuntos tratados, por meio de palestra ministrada pelo pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli. O foco será a eficiência de produtos, inseticidas e fungicidas para o controle de lagartos, percevejos e doenças, além de assuntos como estratégia de controle.

Segundo o pesquisador, as doenças que mais afetaram a safra da soja no Estado na última safra, foram a tracnose e a ferrugem, que apesar de ser a doença mais agressiva e que mais preocupa os produtores, foi encontrada apenas em algumas regiões. “Nessa última safra nós conseguimos separar bem as regiões que tem uma grande ocorrência de ferrugem das que não tem ocorrências. Então isso consegue definir como vamos planejar o posicionamento de fungicidas e quais destes são os melhores”, explica.

Para o controle e redução das infestações, tanto de pragas como doenças, o pesquisador destaca alguns dos métodos utilizados. “Nós temos basicamente o uso de produtos para realizar o tratamento de sementes, a aplicação de inseticidas em situações favoráveis a essas manifestações e infestações, além dos métodos de controle biológico e cultural que auxiliam no controle”.

Sobre os bioestimulantes na cultura de soja, o pesquisador de fertilidade e manejo do solo, Douglas Gitti, ressalta que foram avaliados 10 produtos bioestimulantes na cultura da soja, para saber quais deles aumentam a produtividade. “Além disso, temos também as questões da reinoculação e coinoculação de sementes, que consistem na utilização bactérias que fornecem nitrogênio para a cultura da soja e estimulam o desenvolvimento do sistema radicular”, completa.

Já sobre as cultivares usadas na safra 2014/2015 e recomendações para a próxima safra, o pesquisador Carlos Pitol ressalta as tecnologias utilizadas, que resultaram boas produtividades. Em alguns casos, o cultivo chegou à faixa de 60 a 80 sacas por hectare, em ótimas condições.

Dentre os aspectos positivos para uma boa produção e colheita, Pitol avalia que os produtores não devem acelerar o início do plantio. “O ideal é plantar a partir do final de setembro, quando as condições climáticas são mais adequadas para a cultura da soja e não concentrar excessivamente a semeadura, problema que ocorre em função da alta capacidade de plantio. Nós temos hoje muitos cultivares disponíveis para o escalonamento de semeadura buscando atingir sempre boas produtividades”, ressaltou.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br ou pelo telefone (67) 3454-2631.

Calendário – Confira abaixo a data e local das próximas apresentações:

 

Sidrolândia: 03/06 – 8h

Local: Sindicato Rural

 

Rio Brilhante: 10/06 – 9h

Local: Sindicato Rural

 

Bonito: 11/06 – 8h

Local: Sindicato Rural

 

Figueirão: 19/06 – 19h

Local: ExpoFig

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.