Safrinha de milho 2015: clima garante recorde

24 Jun 2015

O período prolongado de chuvas compensou o plantio fora da janela ideal e a redução no uso de tecnologia nas lavouras, trazendo um desempenho recorde da safrinha de milho 2014/15. Na etapa Safrinha do Rally da Safra 2015, técnicos amostraram 306 lavouras nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná entre os dias 24 de maio e 13 de junho e verificaram altas produtividades em campo, que deverão resultar em uma safra de 52,9 milhões de toneladas, volume 9,3% superior à passada.

A produtividade chegou a 92,9 sacas por hectare, enquanto que, na safra 2013/14, o índice foi de 85,1 sacas por hectare. A área plantada permaneceu praticamente a mesma nas duas safras, em 9,5 milhões de hectares, segundo a Agroconsult, organizadora da expedição. A safra total de milho 2014/15 deverá alcançar 83,7 milhões de toneladas (30,8 milhões de toneladas de milho verão). O montante é 4,6% maior que o registrado na safra passada.

André Pessôa, sócio diretor da Agroconsult e coordenador do Rally da Safra, explica que as produtividades das áreas precoces ficaram acima da expectativa na maioria das regiões visitadas. Nas áreas mais tardias, as chuvas se prolongaram até o mês de junho aumentando o potencial produtivo. Em Goiás a safra é surpreendente. Produtores do Estado investiram no milho de segunda safra para compensar a queda na rentabilidade da soja, aumentando a área plantada e a tecnologia. 

No Mato Grosso do Sul, as lavouras também apresentam boa uniformidade, com rendimento acima das expectativas iniciais. No Paraná, as áreas já colhidas demonstraram boas produtividades, com rendimento acima de 150 sacas por hectare em alguns talhões amostrados.

Com um volume tão grande, os produtores estão preocupados com o armazenamento da safrinha e há registro de aumento na procura por silos bag no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A pressão da exportação junto com a safra de soja em julho e agosto também é um fator de preocupação.

Levantamento técnico
Na edição deste ano, a região Sul voltou a ser incluída para avaliação da produção de milho. A Equipe 1 percorreu polos de produção de milho verão em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro. Na sequência, as Equipes 2 e 3 avaliaram áreas de soja precoce entre os dias 02 e 10 de fevereiro em Goiás, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já as Equipes 4, 5, 6 e 7 visitaram lavouras de soja entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março, no Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

A Equipe 8 percorreu, entre 24 de maio e 2 de junho, as regiões de Rio Verde e Mineiros, em Goiás, para verificar as condições do milho segunda safra. Na sequência, seguiu para o Mato Grosso avaliando lavouras nas regiões de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Sapezal. Já a Equipe 9 deixou Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 8 de junho, e avaliou lavouras em Dourados e Naviraí. Seguiu depois para o Paraná, visitando áreas em Toledo e Campo Mourão, concluindo a etapa em Londrina (PR) no dia 13 de junho. Os estados visitados representam 97% da área de soja e 73% da área com milho no Brasil, em um total de 95 mil quilômetros percorridos.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chegou à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Agrosatélite, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log. O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição podem ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.