Municípios goianos integram seminários do Projeto ABC Cerrado

13 Aug 2015

Com o objetivo de levar a produtores rurais do estado informações referentes ao Projeto ABC Cerrado, além de promover mobilização de produtores em relação à adesão ao Projeto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), parceiros na criação do ABC Cerrado, promovem entre os dias 24 de agosto a 18 de setembro os Seminários de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado. No total, 15 municípios goianos receberão e participarão das palestras de apresentação do projeto.

Das temáticas tratadas, a programação inclui a apresentação do Projeto, a desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono, além das vantagens e resultados dessa aplicação. Os seminários também auxiliarão na mobilização dos produtores rurais, dentro do perfil estabelecido.

Das tecnologias a serem apresentadas e adotadas futuramente, o seminário trará esclarecimentos referentes ao Sistema Plantio Direto, à Recuperação de Pastagens Degradadas, à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e às Florestas Plantadas; tecnologias estas propostas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). Após a realização dos seminários, o Senar Goiás será o responsável pela formação profissional dos produtores rurais do estado, bem como a capacitação de instrutores e técnicos de campo e a assistência técnica oferecida aos produtores, com foco nas quatro tecnologias citadas.

ABC Cerrado
Com recursos do Programa de Investimento em Florestas (FIP), administrados pelo Banco Mundial, o Projeto ABC Cerrado, parceria entre o Senar, o Mapa e a Embrapa, visa a produção sustentável em áreas já convertidas para uso agropecuário no bioma cerrado. Em si, o objetivo é disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e, além disso, fazer com que produtores rurais se sensibilizem e passem a investir em sua propriedade de forma a ter retorno econômico, mas sempre pensando na preservação ambiental.

O Projeto, como um todo, estrutura-se em três etapas: a primeira refere-se aos seminários de sensibilização, os quais ocorrem em Goiás a partir deste mês. A segunda tem por base as capacitações, onde o Senar Goiás irá executar os cursos referentes às tecnologias do Plano ABC. Após a realização das capacitações, a terceira etapa caracteriza-se pela assistência técnica, onde os produtores que desejam implantar as tecnologias em sua propriedade terão assistência dos técnicos do Senar Goiás, capacitados pela Embrapa, durante um ano e meio.

Sete estados brasileiros, cujos domínios encontram-se sob o bioma cerrado, participam do projeto, sendo eles: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins, além do Distrito Federal. Porém, apenas Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso receberão a assistência técnica pelo período de 1 ano e meio. Do Senar Goiás, o técnico-adjunto Leonnardo Cruvinel ressalta que serão 15 técnicos atendendo em todo o Estado e cada um será responsável por 20 propriedades rurais. Além disso, cada técnico deverá implantar pelo menos uma Unidade de Referência Técnica (URT), para servir de base às demais, e realizar um dia de campo com base em uma das quatro tecnologias propostas.

“Fomentar uma produção mais sustentável é altamente importante, então, quando se trabalha com as quatro tecnologias há uma intensificação da produção com a diminuição de gases do efeito estufa, o que é o intuito do Projeto: produzir cada vez mais e poluindo cada vez menos o meio ambiente e a emissão de gases, e não precisando abrir novas áreas. Além disso, melhorando a renda do produtor rural”, acrescenta Leonnardo.

A execução do projeto se estenderá até julho de 2017, quando se encerrará o recurso de US$ 10,62 milhões do Banco Mundial, após a data o Senar poderá definir e optar por dar continuidade ao projeto. No mesmo ano, relatórios contendo número de produtores atendidos, melhorias na produção e na redução na emissão de gases de efeito estufa, além dos índices alcançados, deverão ser apresentados ao Banco Mundial como espécie de contrapartida.

*Se interessou? Para saber mais e participar basta entrar em contato com o Senar Goiás pelo telefone: (62) 3412-2704 • (62) 3412-2703

Programe-se

24/08 - Posse
25/08 - Formosa
25/08 - São João Aliança
26/08 - Niquelândia
27/08 - Porangatu
28/08 - São Miguel do Araguaia
09/09 - Cristalina
10/09 - Catalão
11/09 - Morrinhos
14/09 - Itaberaí
14/09 - Jussara
15/09 - Caiapônia
16/09 - Mineiros
17/09 - Rio Verde
18/09 - Quirinópolis 

Fonte: Faeg



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.