Senar transforma pequena horta em viveiro e muda vida de agricultores

17 Aug 2015

Hoje, o produtor rural Carlos Dirk enche a boca pra falar dos negócios da família. Junto com a esposa Lourdes e o filho Thiago, conseguiu transformar uma pequena horta em um grande viveiro de mudas em Buritis e, atualmente, abastece o mercado local e regional.

Carlos veio de uma família de agricultores que tentaram a vida com o cultivo de soja em outras regiões do estado. Foi uma época difícil: mesmo sem ter estradas e energia, e com os altos custos de produção, persistiram, mas não deu. Então, ao se mudarem para a cidade de Buritis, com o apoio do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Délio Prado Lopes, recomeçaram a vida.

Depois de adulto, Carlos seguiu os passos dos pais e continuou no campo vivendo uma vida simples. Constituiu família e, juntos, começaram um pequeno plantio de horta em um hectare adquirido com esforço. Pela falta de experiência na nova cultura, tudo ia devagar; até que conheceram o trabalho do Senar Minas, realizado em parceria com o Sindicato Rural do município. Ele, a esposa e o filho participaram do curso de Olericultura Básica / Cultivo Orgânico e foi depois disso que viram o cenário e a vida da família mudando.

No treinamento, eles foram instruídos por Humberto Cavalari e aprenderam a fazer canteiros, covas, sulcar e leiro. A partir daí, viram a lógica das coisas e partiram para a execução. Apostaram no cultivo protegido, irrigações de fácil manejo e tudo que transformasse a horta em um viveiro com mudas de qualidade.

A horta cresceu. Hoje, quatro anos depois, já contam com uma grande produção de hortaliças diversas. Adquiriram mais terrenos, equipamentos e automóveis. Entre as últimas conquistas estão duas caminhonetes zero quilômetro e um encanteirador. “Agradeço a Deus e ao Senar pelos conhecimentos que trouxe para nós. Mudou a nossa vida”, destacou a esposa, Lourdes.

Para Carlos, que antes não sabia plantar e colher uma alface de qualidade, hoje só há motivos para comemorar. “A dificuldade, agora, é só gastar o dinheiro”, brincou. A produção é tanta que, além de abastecer o mercado, ele faz doações para entidades carentes. Também começou a criar aves e porcos para aproveitar as sobras.

“É incrível quando conseguimos cumprir o trabalho de forma tão intensa, que reflete numa família inteira e muda a vida das pessoas”, ressaltou o gerente regional doSenar em Patos de Minas, Sérgio Coelho.
A mobilizadora do Sindicato Rural de Buritis, Ester Lopes, vibra junto. “Fico extremamente feliz em ver o resultado do trabalho do Senar, que tem melhorado muito a mão de obra em nosso município e oferecido uma enorme bagagem de conhecimentos ao homem do campo”.

Fonte: Senar MG



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.