Pecuaristas de MT imunizam 99,82% dos bovinos contra a aftosa

20 Aug 2015

A vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso foi realizada em 99,82% dos bovinos e bubalinos de Mato Grosso na campanha realizada em maio deste ano. No total, foram imunizados 12 milhões de animais com idades entre zero a 24 meses, informa o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). O índice registrado no Estado é o segundo maior do país, de acordo com relatório do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Rondônia vacinou 99,96% dos animais.

A campanha de maio é a primeira do calendário de vacinação do Estado contra a febre aftosa. Em novembro os pecuaristas mato-grossenses precisam imunizar todo o rebanho. O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Olmir Cividini, ressalta a importância dos pecuaristas na vacinação dos animais, visto que o índice de imunização obtido nesta etapa superior a campanha do ano anterior, quando foram vacinados 99,76% dos animais. “O pecuarista tem feito seu dever de casa no que se refere a sanidade do rebanho”.

Ele destaca ainda que a meta para os próximos anos é que Mato Grosso seja livre da febre aftosa sem precisar realizar as campanhas de vacinação. “Estamos caminhando para esse processo devido aos resultados satisfatórios que tivemos nos últimos 18 anos, período em que nenhum caso da doença foi registrado no Estado”.  

Fonte: Acrimat



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.