Informação é saída para o agronegócio, afirma Roberto Rodrigues

20 Aug 2015

Informação é poder e gera a capacidade de vencer os entraves na competitividade do agronegócio. A afirmação é do embaixador especial da FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura para as cooperativas, Roberto Rodrigues, que ministrará palestra sobre o tema na 3ª Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, a vitrine do agronegócio, que será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Para Roberto Rodrigues, que já foi secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2003 e 2006, o evento é uma oportunidade para que o produtor, munido de informações de qualidade, consiga superar os obstáculos que impedem o crescimento do seu negócio. "A Bienal da Agricultura promoverá um debate rico e intenso sobre o agronegócio, é um verdadeiro banho de informação", ressalta.

Segundo o especialista, o setor apresenta hoje quatro principais gargalos que dificultam o potencial evolutivo. "O custo de produção, que vem subindo gradativamente, influenciado pelo câmbio e pela inflação, é o primeiro fator de entrave", ressalta Rodrigues.  A busca pela produtividade alta para aumentar a competitividade é o segundo fator citado pelo especialista, seguido pelo uso da melhor tecnologia possível que pode mitigar custos posteriores de produção. "O último obstáculo do setor é a logística cada vez mais complexa e mais cara. Neste caso, o entrave é maior no Centro-oeste, considerando que quanto maior a distância dos centros de consumo e dos portos, mais caro é o transporte".

Roberto Rodrigues salienta que, diante da atual conjuntura de crise econômica vivida no País, a melhor saída é reduzir custos sem diminuir o padrão tecnológico. "Na economia globalizada há a regra universal onde a margem por unidade de produto é cada vez menor, de modo que o lucro dos produtores rurais se faz em escala. Com isso, o grande produtor rural tem renda garantida, porém o pequeno e o médio produtor, não tem o suficiente. Neste último caso, a saída está no cooperativismo".

O embaixador especial da FAO participará do primeiro painel da Bienal da Agricultura 'Entraves para a Competitividade da Agricultura do Centro-Oeste". Além de Roberto Rodrigues, ministrará uma palestra sobre o tema, o doutor em Economia pela USP – Universidade de São Paulo, Samuel de Abreu Pessoa.

Pessoa é pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro e colunista do jornal Folha de São Paulo. Ele acredita que para entender o atual mercado e projetar o futuro é preciso conhecer a história do crescimento da economia brasileira. “Faremos uma análise dos últimos dez anos, as mudanças na trajetória, os problemas estruturais, para então, moldar o cenário dos próximos quatro anos”.

O painel será moderado pelo presidente da Famato - Federação da Agricultura e Pecuária de MT, Rui Prado, e terá como debatedor o presidente da Aprosoja Brasil – Associação dos Produtores de Soja e Milho, Almir Dalpasquale.

Fonte: Famasul



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.