Anuga 2015: Brasil mostra que está preparado para se tornar maior exportador

28 Sep 2015

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) promove a participação de 83 empresas brasileiras na Anuga, a maior feira internacional de alimentos e bebidas do mundo, realizada de 10 a 14 de outubro em Colônia, na Alemanha. A feira – que é bianual - reúne cerca de 6,8 mil expositores de 100 países e ocupa um espaço de 284 mil m². Na última edição, em 2013, recebeu mais de 150 mil visitantes profissionais, de 187 países.

As empresas brasileiras participantes vão destacar seus atributos de sustentabilidade e inovação, lançar novidades e apresentar produtos com ingredientes tipicamente brasileiros, como açaí, castanha de caju e do Pará, guaraná e pimenta rosa, além de alimentos gourmet, como cafés especiais e carne bovina do tipo Angus.

“A nossa expectativa é que as empresas fechem cerca de US$ 1,4 bilhão em negócios, façam contatos relevantes e conquistem novos clientes da União Europeia e também da África e do Oriente Médio, regiões que tradicionalmente mandam compradores à feira”, afirma David Barioni Neto, presidente da Apex-Brasil.

Na última edição da Anuga, em 2013, participaram 73 empresas brasileiras, que fecharam US$ 1,1 bilhão em vendas. Este ano, além de encontros com potenciais compradores que visitam a feira, algumas empresas terão reuniões previamente agendados pela Apex-Brasil com importantes varejistas do Oriente Médio e da África, o que deve contribuir para o aumento das vendas.

O escritório da Agência em Dubai selecionou oito compradores, com grande potencial de compra dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito, Kuwait, Catar, Líbano e Jordânia. A previsão é que cada um deles realize de 10 a 20 reuniões com empresas brasileiras nos primeiros dois dias de feira.

Setores

Entre as 83 companhias brasileiras que vão participar da Anuga, 33 são do setor de carnes, um dos que mais tem crescido no país. O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de carne bovina, de frango e de porco.

Também fazem parte da delegação brasileira, 42 companhias de produtos variados, que estarão no Pavilhão Fine Foods (cafés especiais, mel, pão de queijo, biscoitos, chocolates, grãos, cereais, comida pronta embalada a vácuo, pimenta, castanha e amêndoas, entre outros), cinco de bebidas  – Cachaça, espumantes premiados, sucos cítricos e orgânicos - e três de lácteos.

Exportação

Segundo o relatório OCDE-FAO Agricultural Outlook 2015-2024, o Brasil vai se tornar o maior fornecedor de alimentos do mundo até 2024. O país exportou, em 2014, US$ 96,7 bilhões em produtos do agronegócio, conforme a classificação empregada pelo Ministério da Agricultura e, deste total, 42% foram de produtos industrializados.

A União Europeia é um dos mais importantes destinos para as exportações brasileiras do setor do agronegócio, tendo ficado em segundo lugar em 2014, com uma participação de 22,2% do total vendido pelo setor - o primeiro foi a China com 22,8%. Mais de 26 milhões de toneladas de produtos agrícolas brasileiros foram exportados à UE no ano passado, gerando um total de US$ 21,4 bilhões.

Já o Oriente Médio respondeu por 7,3% do total exportado pelo Brasil de produtos do agronegócio (US$ 7,4 bilhões exportados no ano passado) e os países do Norte da África (Egito, Argélia, Marrocos, Líbia, Tunísia, Mauritânia e Sudão) responderam por 3,8% (US$ 3,7 bilhões).

Missão Prospectiva

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), através da Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e em parceria com a Apex-Brasil, realiza a Missão Prospectiva à Feira ANUGA 2015. A ação tem o apoio do SENAI, do SEBRAE e da Enterprise Europe Network (EEN).

A delegação da Missão será composta por aproximadamente 40 empresas brasileiras que, junto aos representantes de entidades, chegam a quase 70 participantes dos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O objetivo da ação é prospectar tendências e conhecimento de mercado, fomentar parcerias e a geração de negócios. Durante os cinco dias de evento o grupo participará de circuitos guiados na feira, encontros de negócios, visitas técnicas à empresas e ao Instituto Fraunhofer de Umsicht na Alemanha.

Parcerias

A Apex-Brasil conta com a parceria, em Anuga, das entidades setoriais Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Abemel (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel), ABBA (Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) e Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria de Arroz).

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil apoia as empresas brasileiras no exterior, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Atualmente, a agência apoia mais de 10 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

Fonte: Apex Brasil



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