Da cidade para o campo

11 Nov 2015

Em Alagoa Grande, nas encostas da Serra da Borborema,  Severino da Silva Souza arrendava terras e prosperava com uma plantação de  cana-de-açúcar. O negócio foi bem até o fechamento da usina de açúcar e álcool que funcionava no município. “Aí ficou difícil, porque a usina mais próxima estava a mais de 100 quilômetros, inviabilizando financeiramente a comercialização do meu produto”.

Isso foi há dez anos, obrigando Severino a buscar novos horizontes, atuando como administrador de  empresas. Mas o tempo não apagou o amor pela terra. “O campo me fascina e quero voltar a área”. E para voltar com mais bagagem e conhecimento, ele está se preparando, no Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

“O curso tem uma qualidade fantástica, excepcional. O nível do material é excelente e o conteúdo, com certeza, atende totalmente às minhas necessidades. As aulas nos dão uma visão bem prática do agronegócio”.

Unindo a teoria à prática
Ideal par quem vive no campo, o  Curso Técnico em Agronegócio do SENAR  é semi-presencial e tem duração de dois anos, proporcionando aos alunos o conhecimento e a prática. Oitenta por cento das aulas são a distância. O conteúdo é disponibilizado no portal https://etec.senar.org.br/ , em DVDs e apostilas. Mas os alunos contam também com aulas presenciais nos polos de apoio da rede e com visitas técnicas, onde podem ver como colocar em prática o que aprendem nas videoaulas.

“Gosto muito das visitas técnicas. Elas reforçam a confiança em nosso aprendizado, uma vez que vivenciamos tudo o que estamos aprendendo. Visitamos, por exemplo, uma agroindústria de aguardente, conhecendo  sua história e todas as etapas de produção desde o seu início até os dias atuais” – conta Severino.

Sem perder tempo, ele já está procurando aplicar os novos conhecimentos. “Minha cidade, Alagoa Grande, está passando por um momento de grande estagnação econômica. Existem na região muitos assentamentos rurais, hoje improdutivos. Mas estou usando o que aprendo no curso do SENAR para articular a formação de  cooperativas e associações. Isso vai tornar esses assentamentos mais produtivos e, com melhores condições no campo a cidade também vive melhor”.

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o  Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR é gratuito e já tem polos de apoio instalados no Distrito Federal e em 18 estados do país (Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins). Para ser aceito, o aluno precisa ter o ensino médio completo e passar por um exame de seleção.  Todas as informações sobre o curso podem ser acessadas no portal https://etec.senar.org.br/faq/ .

Fonte: Senar



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.