Agropecuária: e-GTA com reserva de domínio entra em uso em SC

12 Nov 2015

O programa de emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA) com Reserva de Domínio, recém-criado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), entrou em operação neste mês. O novo serviço era uma reivindicação da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC) e tornou-se pioneiro no País.

Esse sistema foi desenvolvido pelo serviço de tecnologia da informação da Cidasc para proteger os criadores que expõem e comercializam animas nas feiras catarinenses. Ele evita prejuízos ao criador e assegura a transferência da propriedade dos animais vendidos em feiras somente após o integral pagamento pelo comprador.

Ao elogiar a inovação, o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, observou que existem mais de 1.700 pequenas, médias e grandes feiras de animais em território catarinense, mas, apenas 700 estão cadastradas na Secretaria da Agricultura. Por isso, os promotores de feiras pecuárias devem urgentemente cadastrá-las para receberem os benefícios da nova GTA eletrônica.

Pedrozo observou que a inovação fortalece a agropecuária catarinense  porque amplia os controles: os animais transitam com nota de produtor rural. Isso facilita a gestão sanitária e incrementa a arrecadação dos municípios. “A agropecuária catarinense dá, mais uma vez, exemplo de vanguardismo e organização ao criar um mecanismo que facilita a comercialização de animais e protege o patrimônio do produtor rural”, assinalou o dirigente.

O vice-presidente da FAESC e presidente da Cidasc, Enori Barbieri, ressaltou a importância desta ferramenta e explicou que a medida evita prejuízos para os vendedores de gado. Por exemplo, se o produtor adquirir animais em leilões e feiras com um prazo para pagar ou em parcelas e, antes de quitar os pagamentos, revender o animal, na e-GTA haverá uma especificação de Reserva de Domínio. Com essa informação, os compradores de animais financiados terão conhecimento sobre qualquer pendência financeira existente.

A e-GTA com reserva de domínio foi utilizada pela primeira vez na última semana, no planalto serrano, durante a feira da novilha, de reprodutores e de gado geral de São José do Cerrito, que comercializou cerca de 1.200 animais.

Aqueles comprados a prazo, terão o destaque de reserva de domínio, por meio da identificação dos brincos, que servirá para orientar a revenda do animal adquirido em leilão, incluindo, ainda, as informações do antigo proprietário. A medida dá maior transparência na movimentação dos animais e alerta o comprador que o animal adquirido no evento está alienado numa transação ainda pendente.
A segunda utilização pioneira ocorreu em São Carlos, no oeste catarinense, durante a Feira do Terneiro e Gado Geral, com vendas de 430 animais, dos quais,  334 tiveram a emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA) com Reserva de Domínio.

A e-GTA é um importante instrumento de defesa agropecuária, que auxilia o Serviço Veterinário Oficial na tarefa de evitar a entrada e a disseminação de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores. Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da guia de trânsito, que é feita mediante o cumprimento de condições sanitárias estipuladas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.