Produtores de 3 países mostram experiência positiva com raça brasileira

12 Nov 2015

Pecuaristas de vários países vão apresentar na próxima semana como estão conquistando o mercado com a produção de leite e de animais de alta qualidade genética da raça Girolando. Os casos de sucesso serão um dos destaques do 1º Congresso Internacional da Raça Girolando/2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, que acontecerá de 19 a 21 de novembro, em Belo Horizonte (MG). A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem do Congresso. Entre os presentes estarão presidentes de associações de criadores de vários países, como República Dominicana, Guatemala, Costa Rica, Colômbia e Venezuela, além de comitivas de criadores de El Salvador, México, Bolívia, etc. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.congressogirolando.com.br.

Do Ceará vem o exemplo da Cialne (Cia de Alimentos do Nordeste), uma das maiores produtoras de leite do país.  Com um rebanho de mais de 1.800 animais em lactação, que produzem em torno de 31 mil litros diariamente, o objeto para os próximos cinco anos da Cialne é aumentar em mais de 100% a produção. A propriedade investe em melhoramento genético, utilizando Inseminação Artificial com sêmen sexado, bem como da biotecnia de embriões e FIV (Fecundação in vitro). A empresa também tem tomado os cuidados adequados na produção de leite, sem bezerros ao pé e sem fazer uso da ocitocina, e está passando o sistema de produção a pasto. O médico veterinário responsável pela parte de pecuária da empresa, Péricles Montezuma, apresentará o sistema de criação de Girolando da Cialne durante o Congresso. “Começamos com 12 ha de área irrigada e atualmente estamos com 198 ha. A margem líquida no sistema de pastejo é melhor do que a margem líquida no confinamento, por litro de leite produzido, uma vez que os custos de produção são menores também. O Girolando, além de ser um animal que tem uma boa demanda comercial por ser versátil, adapta-se bem aos diversos sistemas de produção e de condições de clima”, destaca Montezuma.

Já em Morrinhos (GO) a Fazenda São Caetano utiliza os sistemas de confinado e a pasto para produção diária de 12 mil litros de leite. A meta é aumentar em quase 50% o número de vacas em lactação, passando de 500 para 700 animais. O produtor rural, consultor e médico veterinário, José Renato Chiari, mostrará durante o Congresso que houve um crescimento rápido na produção nos últimos cinco anos, principalmente com a produção a pasto irrigado. “A raça Girolando é de importância fundamental na pecuária leiteira porque a força e vigor desses animis ajudam a enfrentar, sem perda de produtividade, o desafio de produzir leite em uma região quente e úmida. É importante salientar que os diferentes graus de sangue que hoje temos na formação da raça Girolando contribuem para uma versatilidade incrível, com muita adaptação em nosso Brasil tropical”, afirma Chiari. A equipe da fazenda tem trabalhado intensamente na seleção de doadoras superiores, que estão sendo multiplicadas através da FIV. Outros casos de sucesso de propriedades da Bolívia, Guatemala e Brasil serão apresentados durante o 1º Congresso Internacional da Raça Girolando/2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando.

Apresentação de trabalhos científicos inéditos - Vinte e cinco pesquisas inéditas com a raça Girolando comporão a Sessão de Pôsteres do 1º Congresso Internacional da Raça Girolando/2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando. O evento apresentará  trabalhos de diversas faculdades. A escolha da melhor pesquisa será feita pelos pesquisadores brasileiros Ivan Ledic e Marcos Vinicius Barbosa e pelo chefe da Divisão de Inovação Científico-Tecnológico do Instituto de Problemas Nacionais da Universidade de São Carlos da Guatemala, Luiz Alfonso Leal Monterroso. Também estarão em exposição cinco trabalhos de insituições de pesquisa brasileiras, dentre elas a Embrapa.

Fonte: Divulgação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.