Paranaenses pedem intervenção ao Mapa em relação à ferrugem asiática

04 Feb 2016

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) solicitou a intervenção junto ao Mapa por conta do surto da doença nas lavouras de soja no estado. Por conta do surto crescente de ferrugem asiática nas lavouras de soja do Paraná, a Federação da Agricultura do Estado (Faep) pediu ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma intervenção para que a entidade institua medidas que acabem com o avanço da doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.
 
Entre as medidas sugeridas pela Faep ao Mapa aparecem a instituição do vazio sanitário e o limite da data de plantio de soja no país. O presidente da entidade, Ágide Meneguette, ainda acredita que o Mapa precisa agir para que as mesmas medidas sejam adotadas pelos países vizinhos com plantio de soja.
 
Nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, por exemplo, a data limite para plantio de soja foi estipulada para o dia 31 de dezembro. Já no Paraná, está proibido o plantio da safrinha, que era realizada entre janeiro e fevereiro.
 
Por conta do surto da doença no Paraná, a Embrapa, o Consórcio Antiferrugem e a indústrias produtoras de defensivos agrícolas acreditam que a possibilidade de não haver fungicida eficiente para o controle da ferrugem no curto prazo é grande.

Fonte: Notícias da Pecuária



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.