MT: Escoamento da produção pode reduzir em 15 dias por porto chileno

28 Apr 2016

A possibilidade da produção de Mato Grosso ganhar o Pacífico pelo Porto de Arica proporcionaria uma redução de aproximadamente 15 dias o tempo de transporte. A colocação é do governador Pedro Taques, durante assinatura de declaração conjunta de cooperação internacional entre Mato Grosso e a intendente Regional de Arica e Parinacota, Gladys Acuña Rosales, no Chile.

O termo, que busca a integração em diversas áreas com a região Norte do Chile para o desenvolvimento econômico e social, foi assinado na terça-feira, 26 de abril, em Arica.

O termo, de acordo com o Governo de Mato Grosso, prevê ajuda para atividade comercial, industrial e setor de serviços, por meio de mecanismo de apoio, em coordenação com os diferentes níveis do Estado.

O acordo de cooperação com a região de Arica e Parinacota, no Chile, foi assinado durante passagem da Caravana da Integração, liderada pelo governador Pedro Taques, que conta com a presença de lideranças do setor produtivo de Mato Grosso. A Caravana da Integração partiu de Cuiabá na última sexta-feira, 22 de abril, e chegou ao Chile nesta terça-feira, 26. A comitiva passou pela Bolívia e pelo Peru.

"Mato Grosso é um gigante, produzimos muito e precisamos dos portos para escoar nossa produção e Arica pode nos ajudar nisso. Hoje, desenvolvimento é sinônimo de paz, superação da pobreza e qualidade de vida", pontuou Taques no ato da assinatura do acordo de cooperação.

A intendente de Arica e Parinacota reforçou a colocação de Taques quanto a possibilidade de escoar a produção mato-grossense pelo Chile. Gladys Acuña Rosales pontuou que Arica possui experiência no transporte marítimo, tendo em vista que é responsável pela exportação de aproximadamente 70% dos produtos bolivianos. 

Nos últimos anos US$ 120 milhões de dólares foram investidos no porto de Arica em infraestrutura e tecnologia para que possa atender a demanda.

Fonte: Olhar Direto



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.