Roubo de gado e máquinas se alastra pela Bahia

02 May 2016

O medo e a insegurança têm virado rotina no interior da Bahia. São cada vez mais comuns o roubo e furto de gado, máquinas e assalto a produtores rurais do estado. A cada dia chegam novas informações e pedidos de ajuda à FAEB – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, por produtores que já não sabem a quem recorrer. Centenas de cabeças de gado já foram roubadas, em ações ousadas e sempre com muita violência.

 

Preocupada com este alto índice de casos, a FAEB já enviou cinco ofícios, assinados pelo presidente da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Sistema FAEB/SENAR, João Martins, para a Secretaria de Segurança Pública do Estado, órgão responsável por garantir a ordem e segurança em toda a Bahia. 

 

Os dois primeiros ofícios foram encaminhados ainda em 2015, no dia 15 de abril. Nos documentos são narrados alguns fatos aterrorizantes vividos pelos produtores. Em Iaçu, uma fazenda foi atacada. Os funcionários e familiares que estavam na propriedade foram rendidos, ameaçados e amarrados pelos assaltantes, que levaram 28 bois anelorados, com média de 13 arrobas. 

 

No Extremo Sul, a FAEB reencaminhou pedido assinado por 14 Sindicatos de Produtores Rurais da Região, uma das mais importantes da Bahia. Lá, além de gado e assaltos frequentes, o roubo de madeira também tem atrapalhado a vida dos produtores rurais, que lutam dia a dia para manterem as suas atividades produtivas. O terceiro documento foi encaminhado ao Governo do Estado em junho passado, trazendo, mais uma vez, a situação de insegurança enfrentada no campo. 

 

quarto ofício foi datado no dia primeiro de fevereiro deste ano. Com ele, a FAEB encaminhou cinco certidões de ocorrências policiais registradas no município de Iramaia, onde os produtores rurais denunciam furtos e roubos de imóveis, armas e gados em propriedades rurais. 

 

Por fim, o quinto ofício noticia o furto de 32 (trinta e dois) bois mestiço de Neloreem propriedade no município de São Sebastião do Passé, bem como ocorrências nos municípios de Pojuca e Catu.  Mais recentemente, o clima de intranquilidade chegou ao recôncavo baiano, constatando-se em quase todos os municípios novos delitos de abigeato (roubo de gado). 

 

Em comum a todas as ações, está o uso da violência e força para amedrontar produtores, trabalhadores, mulheres e crianças. Infelizmente, esses não são casos isolados. Em todo estado está sendo cada vez mais comum situações como as descritas acima. 

 

É lamentável a situação vivida pelos produtores rurais no interior da Bahia que, além de lutar com as situações inerentes à lida diária no trabalho, as intempéries do tempo, seca, etc, vivem com medo de que sejam, a qualquer momento, surpreendidos pela ação de bandidos.

Fonte: Senar/BA



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.