MG: Controle de pragas gera produção maior de café

30 May 2016

Graças ao controle das pragas e doenças que destroem as lavouras, a produção de café no sul de Minas Gerias terá um aumento estimado de 25% na safra 2016. Mesmo com todos esses cuidados, com o início da colheita cresce a preocupação com o ataque do bicho mineiro.

“A broca já está controlada, já foi monitorada, e a partir de agora a preocupação será com o bicho mineiro. E , posteriormente, em novembro com as cigarras”, diz Júlio Cesar de Souza, entomologista e pesquisador Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais ) Sul de Minas. 

Além das pragas, as doenças também são uma preocupação do fitopatologista e pesquisador da Epamig Vicente Luiz de Carvalho, em especial a ferrugem do café: “A ferrugem, o principal dano que ela causa para a planta é a desfolha.

E uma planta desfolhada certamente vai produzir muito menos”. Pragas como o bicho mineiro e doenças como a ferrugem podem causar sérios prejuízos ao cafeeiro. Quando não tratadas adequadamente, as perdas podem atingir até 50% da produção. “Uma vez feito, o controle não resulta em nenhum prejuízo ao cafeicultor. Tanto que, neste ano de 2016, o Brasil colherá a maior safra de sua história.

Serão aproximadamente 50 milhões de sacas”, adianta Souza. Para o cafeicultor João Batista Marques, o cuidado com a lavoura é fundamental para ter rentabilidade na safra: “A gente tem de dividir as dificuldades numa parte técnica, operacional e numa parte climática. Porque, por melhor que você trata uma lavoura, se você não tiver chuva, água, a planta não vai absorver todo o produto que você coloca.

O principal problema que a gente tem hoje é climático. Mas este ano foi muito bom, a produtividade vai ser ótima, a qualidade vai ser boa e os frutos vão dar um rendimento muito bom”.

Fonte: CNA



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.