Programa estimula o empreendedorismo em mulheres do meio rural

21 Sep 2016

As mulheres representam um papel importante tanto na família, como na sociedade. E no meio rural isso não é diferente. Cada vez mais elas estão conquistando o seu espaço e desenvolvendo ações de liderança nas propriedades rurais. Com o objetivo de habilitar as mulheres rurais a empreenderem, além de desenvolver competência de gestão para aplicar no próprio negócio, considerando as oportunidades existentes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), desenvolve o programa "Com Licença Vou à Luta" (CLVL).

A iniciativa é promovida em âmbito nacional pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e conta com a parceria dos Sindicatos dos Produtores Rurais dos municípios. A produtora rural de Ouro Verde, Sandra Pagnoncelli, 40, é uma das participantes do programa. Sandra e a família possuem lavouras de milho, soja e feijão há 20 anos. Segundo ela, a iniciativa lhe possibilitou aprofundar conhecimentos e enxergar novas possibilidades. "A gente pensa que está fazendo tudo certo, mas quando procura qualificação, percebe que há muito para aprender. Desde que iniciei no programa, percebi melhora, principalmente na parte de planejamento de ações". 

O supervisor do Senar/SC na região Oeste, Helder Jorge Barbosa, explica o CLVL. "O programa aborda temas como empreendedorismo, gestão financeira, planejamento do negócio, legislação e liderança. É dividido em cinco encontros com módulos de oito horas por semana, e os temas são trabalhados para serem aplicados objetivamente à realidade vivenciada na propriedade pelas produtoras".

De acordo com a prestadora de serviço em instrutoria, Rosa Marina Seghetto, o projeto possibilita um novo olhar para as atividades de cada propriedade. "Elas identificam outras possibilidades de renda, reconhecendo o real valor da atividade atual. Exploram potenciais antes despercebidos e conseguem auxiliar com melhores resultados na administração da propriedade. A visão de gestão que elas desenvolvem com o programa é nitidamente visível".

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destaca que as mulheres estão envolvidas no processo produtivo e na gestão de empreendimentos, sendo responsáveis pela unidade familiar. "A presença do trabalho feminino nas propriedades rurais é realidade. Diante disso, o Senar/SC promove, constantemente, programas de aprimoramento profissional buscando incentivar a gestão nas mulheres do campo".

 

Programa

A iniciativa foi criada especialmente para as mulheres do campo, pois, com noções de gestão, elas ajudam a melhorar a administração da propriedade, seja como chefe de família e/ou empresária rural.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que a intenção é, além de elevar a autoestima das mulheres para despertar o potencial pessoal e profissional, proporcionar atividades que possibilitam a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. "Tudo isso contribui para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão". 

Fonte: MB Comunicação



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.